Promaben e Sehab apresentam propostas de moradia para 25 famílias

A Prefeitura de Belém, por meio do Promaben – Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova e da Sehab – Secretaria Municipal de Habitação, apresentou nesta terça-feira, dia 20 de julho, propostas de moradia para 25 famílias que há 16 anos recebem auxílio aluguel. Essas famílias foram retiradas de suas casas para a realização das obras do Promaben I, em 2005.

Foram apresentados às famílias os Residenciais Viver Outeiro e Maracacuera I e II que devem ficar prontos para serem entregues até o fim do ano. Rodrigo Rodrigues, coordenador Geral do Promaben, abriu a reunião explicando o objetivo do encontro. “A ideia hoje é apresentar para vocês as alternativas que temos. Existem dois residenciais que devem ficar prontos até o fim do ano e temos ainda um projeto de construção que está em licitação que demora pelo menos mais dois anos e meio para ficar pronto”, afirmou.

O secretário Municipal de Habitação, Rodrigo Moraes, falou sobre os procedimentos necessários em caso aceitação das unidades dos residenciais apresentados. “O Promaben só precisa me dizer quais famílias aceitam as unidades e imediatamente iniciamos os processos com a Caixa”, informou.

Para as famílias, o fato dos residenciais serem longe do local que já habitam é um problema. Benedita Ferreira, 50 anos, autônoma, preocupa-se em como garantir a sobrevivência caso mude de bairro. “São 16 anos vivendo no aluguel, o auxílio já não consegue garantir um teto sobre nossas cabeças, mas vivemos das vendas que fazemos na porta de casa e na rua, mudar para longe é complicado”, lamenta a moradora. Mas receber uma unidade habitacional nova também pesa na decisão. “A gente já tá idoso, cheio de problema de saúde, eu sou diabética, meu marido hipertenso, não ter preocupação com aluguel seria uma benção”, acrescenta a moradora.

As famílias agora terão um tempo para pensar na proposta e procurar o setor Social do Promaben para anunciar suas decisões. Quem não aceitar as unidades nos residenciais apresentados poderá criar uma comissão para acompanhar as obras que serão realizadas pelo edital aberto pela Prefeitura, este mês, para a construção de 224 unidades habitacionais em um conjunto previsto para ser construído em um terreno do Promaben, na Av. Bernardo Sayão esquina com Travessa Quintino Bocaiúva.