Prefeitura visita espaço da Marina Pública para iniciar projeto de revitalização

A convite da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer ( Sejel), o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, visitou na manhã desta segunda-feira, 26, a área da Marina Pública de Belém, onde funcionava o antigo Iate Clube.

A visita foi acompanhada de representantes da Sejel, da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) e do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben)

Revitalização e integração – O objetivo da visita foi integrar os órgãos na idealização de um projeto de revitalização e integração do espaço. “O Iate Clube é um patrimônio da cidade. São raras as janelas para o rio em Belém. Então, uma janela pública precisa ser apropriada pelo público. Há conversas a serem feitas com as pessoas que hoje ocupam aqui. A Prefeitura vai elaborar um projeto de reforma e uso racional do espaço, com funções náuticas, administrativas, e de lazer para a população. Em breve, anunciaremos o projeto e entregaremos à cidade” , destacou o prefeito.

Planejamento – A área, de aproximadamente 400 metros, possui piscinas abandonadas, quadras desativadas e hoje é ocupada por uma associação privada. ” Vamos reunir os nossos arquitetos, os dirigentes dos órgãos que estiveram aqui, para fazer um levantamento do processo histórico  de posse do Iate Clube. Iniciaremos o projeto com diálogo e dentro de um planejamento global, pensando o projeto como um todo”, reforçou Edmilson Rodrigues.

“Iniciamos hoje o processo de revitalização deste espaço para que possamos ter a estrutura necessária para implementar aqui os nossos projetos sociais, enquanto esporte, juventude e lazer. Tudo será feito de forma integrada, e os secretários dos órgãos competentes irão se reunir para começarmos a colocar o projeto em prática”, pontuou a secretária da Sejel, Carolina Quemel.

Esporte, lazer e cultura – “Este espaço, por ser público, deve servir aos interesses do governo, que tem um programa a ser executado. Esta área é extremamente importante e pode ter várias funções. Não só na área esportiva, mas nas de lazer e cultura. Há, inclusive, a ideia de se manter a Marina pública, mas com ordenamento. E nós, da Codem, vamos ajudar a garantir isso”, disse o diretor presidente da Codem, Lélio Costa.

“Viemos na perspectiva de consolidar projetos integrados do município, entre as secretarias envolvidas que são Sejel, Secon, Codem e Promaben”, acrescentou o coordenador geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues.

Texto:
Syanne Neno