Prefeitura dá início a processo de remanejamentos na Bernardo Sayão

Entre proprietários, inquilinos e cedidos, 48 pessoas participaram da Reunião Focal da Sub Bacia 1, realizada na noite desta quarta-feira, 22, na sede da Escola de Samba Rancho Não Posso Me Amofiná. A reunião foi convocada pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) para dar início ao processo de remanejamento na área onde serão realizadas as obras de duplicação da Avenida Bernardo Sayão, entre a Rua dos Mundurucus e Avenida Engenheiro Fernando Guilhon, no bairro do Jurunas.

Os 35 proprietários de imóveis e 13 inquilinos ou cedidos que participaram do encontro tiveram a oportunidade de conhecer detalhes da obra e do processo de remanejamento em palestras ministradas por técnicos do Promaben e do Consórcio TPF/Synergia. Somente 30, das 78 famílias que serão desapropriadas, que foram convidadas, não compareceram à reunião.

No final do encontro, os participantes receberam a carta convocatória para apresentação de documentação no Promaben, no próximo dia 29, na Avenida Bernardo Sayão, 3224 (antigo Iate Clube), às 16h30.

Integrante da Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis) do Jurunas, que vai fiscalizar as obras, Manoel Pedro, considerou “a explicação boa. Esperamos, não só eu como a sociedade, os moradores, principalmente os mais carentes, esperamos que esse trabalho tenha continuidade, com seriedade”.

Morador nascido e criado na área há 60 anos, o autônomo José dos Santos Pureza disse que foi “um bom começo pra gente ver o que está se passando e o que a gente vai ter que fazer, as orientações porque nós queremos também que seja tudo direitinho pra que não venha fazer nada de errado.  Mas que tudo ocorra certo tanto pro lado do governo como pro lado nosso que somos os moradores dali”.

A subcoordenadora Social do Promaben, Regina Penna, informou que já está sendo finalizado o processo de remanejamento das famílias da Ilha Bela, na Cremação. Agora, explicou, está sendo dada continuidade ao processo da Sub Bacia 1.

“Os procedimentos foram apresentados pelo Programa, havendo uma boa receptividade dos participantes. Na próxima etapa esperamos alcançar que todos compareçam para apresentar os documentos no dia 29 de março”, afirmou.