Prefeitura coleta documentos de moradores para desapropriações na Estrada nova

A Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), realizou nesta quarta-feira, 29, a coleta de documentos para o início do processo de desapropriação de moradores da sub-bacia I, onde será executada a macrodrenagem e duplicação da avenida Bernardo Sayão, entre a rua dos Mundurucus e a avenida Engenheiro Fernando Guilhon, no bairro do Jurunas. A coleta documental foi realizada no Escritório de Gestão Participativa do Promaben, das 16h30 às 21h.

Apresentaram a documentação 48 moradores que participaram da orientação dada em reunião no dia 22 de março. No total, 78 moradores serão desapropriados. O processo de desapropriação das áreas de obras do Promaben começou com o cadastramento das famílias que moram nas áreas que serão desapropriadas. A partir do conhecimento da realidade social dessas famílias foi elaborado o Plano Específico de Reassentamento (PER) que orienta todas as ações dos processos de desapropriação.

“Eu acho muito bom porque é o progresso da cidade que vai crescendo. As pessoas vão sair, mas vão ganhar o seu apartamento, sua casa, não vai ser desamparada vai ganhar o seu direito, eu acho muito bom. Agora eu acredito que a coisa vai acontecer, vai sair do papel e vai ser uma realidade”, afirma o autônomo Edson Fonseca Magalhães, que mora há 49 anos na área e aguarda uma definição sobre sua situação desde a administração do ex-prefeito Duciomar Costa.

Moradora há mais de 30 anos na área, a aposentada Maria Terezinha de Jesus Ferreira da Costa, 68, diz que “Há muitos anos a gente vinha lutando nessa situação, muitos já não estão aí mais, já morreram, já foram, como o meu irmão que já morreu, tá o filho aí esperando por esse benefício. Mas agora a coisa está caminhando, agora tá em outras mãos, não está devagar, tem interesse. Eu acho que o governo (anterior) estava sem interesse. Agora está mais avançado, estão mais preocupados com isso”.

“Esses documentos serão referência para a abertura dos processos administrativos para a indenização dos imóveis que serão desapropriados”, afirma a subcoordenadora Social do Promaben, Regina Penna. André Alves, subcoordenador Jurídico do Promaben, destaca a importância dessa fase. “É a oportunidade que nós temos de trazer um esclarecimento para eles em torno a documentação que vai ser apresentada e aperfeiçoar a instrução dos processos pra que não haja falhas, pra que a gente consiga de forma célere dar satisfação e uma resposta à comunidade”.