Prefeitura Capacita Equipes para Cadastramento Sócio Econômico e Ambiental do PROMABEN

A Prefeitura de Belém, por meio da Unidade Gerenciadora do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova-UCP/Promaben, está capacitando as equipes de campo para aplicação do Cadastro Socioambiental, Habitacional e Comercial na área onde se localizam as obras e ações do Programa. O cadastramento abrange a região do Jurunas, Condor, Cremação e a área da Ilha Bela.

A Oficina de Capacitação foi realizada na modalidade remota, nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23) e será encerrada na terça-feira (27) na modalidade presencial, no espaço Elephant Coworking, na avenida Governador José Malcher, em Nazaré, com a parte prática do treinamento.

O coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues, disse que é importante “uma abordagem qualificada e cidadã durante a coleta de informações. Isto demonstra o compromisso do Promaben com a sustentabilidade e a garantia de direitos da população alvo do Programa”.

Estão sendo abordados, entre outros assuntos, os aspectos normativos do Promaben, incluindo as Políticas Operacionais de Salvaguardas Sociais, e Ambientais do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento que financia parte do Programa); o Plano de Reassentamento e as orientações gerais para aplicação dos formulários sócio ambiental e de atividade econômica e institucional.

A capacitação está sendo feita pelas equipes do Consórcio TPF/Synergia, executor do Projeto Social em ação conjunta com a Sub Coordenadoria Social do Promaben.

Fátima Catunda, socióloga do consórcio TPF/Synergia, afirmou que é preciso que os cadastros “retratem a realidade por que da tabulação e do tratamento dos dados desses formulários irá ser gerado um diagnóstico sócio ambiental econômico e físico para posteriormente atualizar o Plano Específico de Reassentamento do Promaben II”.

Para a subcoordenadora Social do Promaben, Regina Penna, está sendo “muito importante trabalhar os conteúdos teóricos e a aplicação prática do cadastro social na capacitação dos técnicos e estagiários que vão executar o trabalho social na área de intervenção da sub bacia II”.

A equipe de cadastradores é composta de 35 profissionais técnicos das áreas de Serviço Social, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Arquitetura e de estagiários de universidades paraenses.

O cadastramento sócio ambiental no primeiro trecho, na Avenida Bernardo Sayão, entre Rua dos Mundurucus e Rua Fernando Guilhon, abrangendo 91 imóveis, será realizado nos dias 30 de abril e 3 e 4 de maio e retorno de visita no dia 5.

Raimundo Sena