Prefeitura ajuda a conscientizar estudantes sobre o uso racional e preservação da água

Previous
Next

No momento em que os rios do Pará chegam ao limite da carga de poluição a que estão submetidos, a exemplo do Tapajós que, por causa do rejeito dos garimpos, as águas cristalinas tornaram-se barrentas e a população de Santarém contaminada por mercúrio, a Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), promove a conscientização sobre a importância da água junto a estudantes da rede pública municipal.

Proteger e preservar a água é papel de todos e, principalmente, do Promabem, que busca promover também a qualidade da água das bacias hidrográficas mais importantes, entre as 13 bacias que banham a cidade de Belém, explica a coordenadora-adjunta do Promaben, Victória Veras.

“O Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova trabalha principalmente na realização de projetos, que busquem entregar à população um meio ambiente em que as águas das chuvas, dos canais e de esgoto encontrem destino certo e adequado, para que, dessa maneira, a saúde da população seja preservada e a qualidade de vida em Belém possa ser ampliada”, reforça. “E conscientizar a população para essa preservação também é papel do programa”, ressalta.

Por isso, será realizado o II Circuito Ambiental: Caminho das Águas, voltado para estudantes do ensino fundamental. O evento será realizado a partir das 8h da próxima terça-feira, dia 29 de março, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Amilcar Alves Tupiassu, no bairro da Cremação.

Na ocasião, 25 estudantes da 9ª Série, que participaram de um concurso de redação sobre a importância da água, farão uma visita às obras do Canal de Descarga Caripunas Beira-Mar, que a prefeitura está executando no bairro do Jurunas e que beneficiarão moradores daquele bairro e dos bairros da Condor, Cremação e partes de Batista Campos e Cidade Velha.

O evento, que está sendo realizado dentro das celebrações do Dia Mundial da Água, terá ainda palestra sobre o Promaben, com a exposição das obras e apresentação de direitos e deveres do Programa, que será proferida pelo engenheiro Sanitarista e Ambiental e assessor do Promaben, Igor Cavalcante. O evento será encerrado com uma cerimônia no Portal da Amazônia.

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) também promoverão palestras sobre o sistema de abastecimento de água na área de intervenção do Promaben e sobre as consequências do descarte inadequado de resíduos sólidos.

A água é um dos mais importantes recursos naturais do planeta e hoje um dos que mais corre risco de contaminação e o de maior potencial de veiculação de doenças.

O Dia Mundial da Água, celebrado no 22 de março, foi instituído pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de alertar o mundo para a necessidade de proteger e preservar esse recurso.

A prefeitura vai melhorar a qualidade de vida da população com as obras de saneamento e urbanização da Bacia Hidrográfica da Estrada Nova, uma das mais populosas de Belém que tem 13 bacias hidrográficas.