O que você procura?

Prefeito de Belém assina ordem de serviço das Obras de Duplicação da Bernardo Sayão

Com investimento de mais de 63 milhões de reais, a Prefeitura de Belém, por meio do Promaben, deu início às obras de macro, microdrenagem, duplicação e urbanização da Avenida Bernardo Sayão, trecho entre Rua dos Mundurucus e Avenida Fernando Guilhon. A Ordem de Serviço foi assinada na manhã desta quarta-feira, dia 30, com a presença dos moradores e trabalhadores da obra.    

“Essa obra para mim é um avanço porque fez 16 anos que a prefeitura de Belém não avançou no quesito saneamento e agora com essa gestão a gente vê as coisas acontecerem”, fala a moradora do Jurunas, Izabel Figueiredo, de 47 anos. 

O prefeito Edmilson Rodrigues também vê como avanço o que está sendo realizado agora. “A duplicação da Avenida Bernardo Sayão é uma obra que vai oferecer dignidade aos moradores da periferia e a ideia é fazer com que toda a extensão da avenida seja duplicada e ela se torne uma elo entre a cidade velha e a universidade com duas vias e urbanização adequada”, explica o prefeito. 

Para o coordenador geral do Promaben – Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – responsável pela obra, o avanço também é na tecnologia a ser implantada a partir desse trecho na Bernardo Sayão. “O modelo usado anteriormente não previa a limpeza dos canais, não foi pensado na necessidade de realizar a manutenção dos canais, o nosso projeto é um projeto que prevê entradas para equipes de limpeza e até maquinário para garantir a manutenção e a manutenção do sistema de macrodrenagem significa que vai manter a eficiência do sistema”, explica o coordenador geral, 

Ele também fala em como é importante essa obra para que o sistema possa fazer o controle total das marés e assim controlar o alagamento histórico nessa parte da cidade. “a gente deu a partida nessa última etapa para a conclusão da macrodrenagem da sub-bacia 1, o que significa dizer que todo o sistema de drenagem da sub-bacia 1 vai ser contemplado com grandes galerias e partir daí a gente, com o Canal de Descarga pronto, vai ter um controle total na questão de marés e das chuvas e no combate aos alagamentos. Então, hoje inicia a finalização do projeto macro e a tendência nossa agora é humanizar o projeto, além da macrodrenagem, trabalhar a questão de urbanismo, que é ir além da duplicação, mas fazer com que a comunidade possa utilizar a via de diversas formas, de formas seguras e que a gente garanta assim então, nesse trecho entre a avenida Fernando Guilhon e a rua dos Mundurucus um padrão diferenciado, nessa etapa que foi dada há muitos anos atrás que nunca foi executa de forma eficiente”, complementa Rodrigo Rodrigues. 

A segunda fase do projeto que vai da Avenida Fernando Guilhon até a Travessa Quintino Bocaiúva, a terceira fase que vai da Quintino até a avenida Alcindo Cacela e a quarta fase que é da avenida Alcindo Cacela até a avenida José Bonifácio estão com projetos executivos em etapa de finalização e a prefeitura segue em busca de recursos junto ao Governo Federal para que possam finalmente entregar a população toda a Avenida Bernardo Sayão duplicada e urbanizada.