O que você procura?

População do Jurunas entrega mais de três toneladas de material reciclável

Os três dias de Mutirão da Juventude conseguiu recolher para a Cooperativa de Materiais Recicláveis (Concaves) cerca de três toneladas de resíduos sólidos sendo 60% deles papel com grande valor de venda.

O resultado é surpreendente segundo a presidente da Cooperativa, Débora Baia. “O que mais nos surpreendeu foi a receptividade da população com os agentes ambientais. A população tem a informação sobre a necessidade de separar e recolher o material que pode ser reciclável, só não encontra onde entregar isso”, conta.

O Mutirão da Juventude é um dos eventos do Programa de Educação Ambiental que faz parte do Projeto Social do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben). A iniciativa é desenvolvida pelo Promaben e o consórcio TPF/Synergia em parceria com as secretarias municipais de Saneamento (Sesan), Meio Ambiente (Semma) e Educação (Semec).

Para o coordenador de Educação Ambiental da Sesan, Mauro Ribeiro, essa inciativa com o Promaben é importante para que a cidade possa começar a mudar. “Nós consideramos que o Mutirão da Juventude é o início de todo um processo de mudança de consciência ambiental da população em relação aos resíduos sólidos. Então, o Promaben está de parabéns, a Prefeitura está de parabéns, a presença de algumas comunidades na atividade foi fundamental”, aponta.

O Coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues, acrescenta que “se gerenciar bem a destinação de resíduos, não permitindo que estes cheguem até os sistemas de drenagem, garante mais espaços nas galerias e favorece que os alagamentos reduzam. A população é um agente potencializador neste processo. Respeitar locais para deposição, respeitar horários, denunciar irregularidades, reduzir, reutilizar e separar os resíduos, são pontos importantíssimos da participação popular”, alerta.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Notícias relacionadas: