Plenária Popular do Tá Selado! define prioridades para Jurunas, Condor e Cremação

Saúde, Educação e Saneamento foram as principais reivindicações apontadas na “Plenária Popular nos Bairros” do Tá Selado!, realizada na noite de sexta-feira, 17.09, na Unidade Coordenadora do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (UCP/Promaben), no bairro da Condor.

Mais de 100 moradores dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação estiveram presentes para apresentar suas demandas. Esta é a quarta etapa do Tá Selado!, o Fórum Permanente de Participação Popular da Prefeitura de Belém que deve orientar as prioridades para o Orçamento de 2022.

A conselheira do bairro da Condor, Cinéia Santos, mais conhecida como Néia, acredita no poder da escolha popular. “Isso aqui é maravilhoso, porque a gente mora no bairro, conhece nosso bairro e sabe onde e como funciona cada coisa. A gente tem essa visão de tudo”, explica a conselheira.

Rui Cardoso Júnior do bairro do Jurunas, que também é conselheiro, aposta na força das decisões populares. “O que me chama a atenção para esse processo participativo da Prefeitura, desse projeto de inclusão da sociedade do prefeito Edmilson, é justamente essa necessidade que a gente tem de ficar mais junto do poder público e tentar conseguir levar a voz da comunidade para o Executivo, o que até então parecia que tem uma barreira intransponível entre a comunidade que elege os governantes e os governantes que não dão sempre esse feedback para a comunidade”, explica.

SANEAMENTO

A noite foi de muita conversa entre os representantes da Prefeitura e os conselheiros. Situações como a da Praça Dalcídio Jurandir, da creche em funcionamento precário e do Posto de Saúde do Jurunas foram levantadas pelos conselheiros presentes, mas uma necessidade do bairro foi unânime nas falas deles: Finalizar as obras de saneamento do Promaben.

A coordenadora adjunta do Programa, Victória Veras, aponta que receber os conselheiros é de grande importância porque aproxima os gestores das necessidades da população. “Nesse momento é o momento que ouvimos. Nos primeiros encontros demonstramos quais as obras e a importância delas para a área e agora os moradores apontaram que a conclusão das obras do Promaben é prioridade e, agora, vamos qualificar, colocar em valores para que possa ser acrescentado ao PPA. Esses encontros são importantes porque percebemos que em conjunto, poder público e sociedade, o programa pode ser um programa de sucesso”, afirmou Victória Veras.

Depois desta fase, serão realizadas as reuniões distritais com conselheiras/os de todos os bairros em cada Distrito. Nessas reuniões, serão aprovadas as propostas de cada Distrito para o orçamento 2022 e serão eleitos representantes de cada bairro para compor o Conselho da Cidade. A etapa final será o Congresso da Cidade, no dia 06 de outubro, quando o Conselho da Cidade vai reunir para aprovar a proposta final de Orçamento do Município de Belém para 2022, que será encaminhado aos vereadores da Câmara Municipal de Belém.

O assessor do Prefeito Edmilson Rodrigues, Benedito Costa, comemorou o sucesso do encontro no Promaben. “A Plenária do Promaben com os conselheiros e conselheiras foi de uma excelente qualidade nas intervenções. Tenho certeza que Belém está em boas mãos, o povo retomando as rédeas de seu destino político e social. O Povo sabe o que quer e quando quer”, afirmou.