O que você procura?

Moradores elegem novos integrantes das Cofis da Condor

Quatorze novos integrantes das Comissões de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis) do bairro da Condor foram eleitos na noite desta terça-feira, dia 16, em reunião realizada no anexo III, do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).

As Cofis são compostas por Conselheiros da Cidade, participantes do Fórum Permanente de Participação Popular Tá Selado! e de moradores dos bairros em que as obras estão localizadas, entre eles beneficiários diretos dessas obras. 

Os novos integrantes deverão acompanhar as obras do Complexo Comercial da Condor, localizado no Conjunto Habitacional, em construção na Trav. Quintino Bocaiúva; as obras do Conjunto Habitacional Adicional; da Unidade de Educação Infantil (UEI), também a ser construída ao lado do Conjunto Habitacional; e para acompanhar a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. As obras do Complexo Comercial e do Adicional do Habitacional são de responsabilidade do Promaben. A UEI e a UBS fazem parte de um Grupo de Trabalho composto por Promaben, Secretarias Municipais de Educação e Saúde, com responsabilidades compartilhadas. 

Durante a reunião os moradores e conselheiros receberam informações sobre os projetos das obras que deverão acompanhar. Também foram informados sobre o andamento das obras que já estão em execução e ainda sobre os prazos de realização das obras que ainda estão em fase de elaboração de projetos.

A Subcoordenadora Social do Promaben, Regina Penna, explica que o controle social é uma marca importante dessa gestão e que a participação popular é essencial. “Nós estamos retomando o calendário das Cofis. Hoje foi a retomada das Cofis da Condor em que apresentamos o andamento das obras em execução e as novas obras, por isso hoje elegemos novos conselheiros para acompanhar as novas obras e que posteriormente eles deverão passar por uma capacitação”, esclarece a subcoordenadora. 

Para o morador da Condor, Bruno Barros, açougueiro de 29 anos, é uma honra fazer parte de um momento em que as obras que vão melhorar a vida da população do bairro estão sendo realizadas. “A gente já luta diariamente, nada é fácil, e essas obras vão trazer benefícios para toda a população do bairro. Saúde e educação já é uma garantia de dignidade”, celebra o morador eleito para a Cofis da UEI da Condor. 

Outro que está contente com o papel a ser desenvolvido dentro da administração é o morador, Lázaro Silva, de 42 anos. “Fazer parte da Cofis é muito importante porque vamos ser a ponte entre a Prefeitura e a sociedade sobre o que está sendo realizado de benefícios”, afirma o morador. “Vamos divulgar para a sociedade e os moradores como funciona a realidade do processo como é para poder melhorar a engrenagem de divulgação, de uma maneira simplificada e acessível”, aponta.         

 O assessor comunitário do Promaben, Benedito Costa, ressalta que todas as obras da Prefeitura de Belém terão uma Cofis. “O controle social por meio da Cofis é uma determinação do prefeito Edmilson Rodrigues, assim como a contratação de mão de obra nos bairros em que as obras são executadas também são determinação do prefeito. A ideia é que as obras possam gerar renda para os moradores dos bairros em que elas se encontram em andamento”, enfatiza o assessor. 

Esta foi a primeira reunião de Cofis referentes às obras da Prefeitura, realizadas por meio do Promaben,  neste mês de maio. No dia 18, serão os moradores da Cremação que definirão novos conselheiros e no dia 25, será a vez dos moradores do Jurunas elegerem seus representantes nas Cofis das obras desses bairros.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Notícias relacionadas: