Moradores da Ilha Bela conhecem proposta de urbanização do Promaben para a Cremação

Os moradores da área da Ilha Bela compareceram ao Centrão da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, na noite desta quarta-feira, 06.10, para conhecer os projetos de urbanização, micro e macrodrenagem previstos para o Bairro da Cremação e entorno. A reunião de apresentação da proposta do projeto foi convocada pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben). A ideia é abrir um canal de diálogo com os moradores para eles conhecerem a proposta e esclarecer as dúvidas sobre as intervenções.

O coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues, apresentou a proposta de urbanização e explicou a necessidade das obras tanto para os moradores do local, que vivem as enchentes e alagamentos a cada chuva, quanto para os moradores dos outros bairros próximos que também são afetados pela falta de vazão das águas dos canais da a Dr. Moraes e da Generalíssimo Deodoro que circundam a região.

“O que nós viemos fazer aqui é deixar claro para a população que queremos o apoio dela para realizar as obras.  É mostrar que o Promaben não pode e não vai fazer obras e melhorar a cidade sozinho, principalmente nessa gestão, que é a gestão do Prefeito Edmilson Rodrigues, nem eu, nem ele, queremos isso”, enfatizou o coordenador.

Para alguns moradores da área, a promessa de um apartamento e de mudança para um lugar digno é um sonho acalentado há mais de 16 anos. “Essa é a primeira oportunidade que estamos tendo de conversar com o Promaben sobre a proposta de projeto para a nossa área. Nós que vivemos a indignidade de ter que sair para o trabalho com a calça no meio da perna quando chovia a noite inteira. É nosso dever pegar essa oportunidade e se apoderar desse projeto, fazer nossa voz ser ouvida”, falou a moradora da área há mais de 30 anos, Marilene dos Santos.

A voz dela faz coro com a da aposentada Waldira Pereira, 70, que mora na área há mais de 60 anos na área, “quando o prefeito Edmilson saiu do governo deixou tudo acertado para fazer essa obra, mas os governos seguintes nos abandonaram de novo. Foram 16 anos, agora, o prefeito Edmilson voltou e ele está com boa vontade de tirar esse povo desse sofrimento, desse alagamento”, afirmou.

A proposta de projeto para a área da Ilha Bela inclui a urbanização dessa área do bairro da Cremação e do entorno, contemplando obras de saneamento, sistema viário, arquitetura e paisagismo. A previsão para o início das obras é o primeiro semestre de 2023. Serão executadas obras de terraplenagem, sistema viário, macro e microdrenagem, iluminação, paisagismo, sinalização e o projeto da bacia de detenção e seu entorno. Além dessas obras, também será feito o tratamento preliminar das águas dos canais da Rua Dr. Moraes e da Av. Generalíssimo Deodoro. A proposta prevê ainda a construção de novas pontes nas ruas São Miguel, Fernando Guilhon e Timbiras e na Passagem Silva.

O coordenador Geral do Programa, Rodrigo Rodrigues, reforçou a postura de abertura e diálogo com a população, no final do encontro. Os telefones de contato do Promaben são o 0800 095 016, e o WhatsApp (91) 98463 5311.