Moradores da Cremação recebem ação de educação ambiental da prefeitura de Belém

As equipes de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), da Prefeitura de Belém, iniciaram, nesta segunda-feira, 29 maio, uma série de visitas a moradores do bairro da Cremação para conversar sobre o Descarte Irregular de Resíduos Sólidos.
As visitas começaram pelos moradores das passagens Paulo IV, Nazaré, Silva e Vencedora. Os técnicos da Prefeitura, pretendem conversar com mais de 1.500 pessoas entre moradores e transeuntes do bairro até o dia 31.
A ideia é fazer com que os moradores se engajem na solução do problema do descarte irregular de resíduos que muitas vezes acabam entulhados nas ruas do bairro e vão parar nos canais.
A estudante Franciane Estumano, moradora da passagem Paulo VI, apoia a campanha. “É muito importante essa conscientização sobre como e onde descartar o lixo. Quando eu vim morar aqui nessa casa, meu marido queria descartar vidro no meio do lixo normal e foi preciso muita conversa para ele entender os perigos de descartar de qualquer jeito. Por isso eu acho importante a ação educativa, para as pessoas aprenderem a descartar corretamente”, afirmou.
“Todos os dias, a Prefeitura de Belém, por meio dos agentes ambientais, está nas ruas conversando com a população sobre o descarte correto dos resíduos, orientando sobre os horários que a coleta de lixo passa. É preciso que a população, as empresas, todo mundo se engaje na luta por uma cidade mais limpa e visualmente mais agradável”, afirmou o coordenador de Educação Ambiental da Sesan, Mauro Ribeiro.
Rodrigo Rodrigues, coordenador Geral do Promaben, explica que as ações de combate ao descarte irregular de resíduos sólidos são importantes para a manutenção das obras de saneamento, do Programa. “Não adianta somente ter uma grande obra, uma obra que funciona, se também não houver a conscientização sobre o papel de cada um com relação aos resíduos sólidos urbanos”, afirmou.
Rodrigo Rodrigues também convida a população a acompanhar as programações da Prefeitura de Belém. “Participe dessa grande ação de conscientização ambiental e vamos transformar nossa cidade, numa cidade mais linda, mais limpa, com cada um fazendo o seu papel”, ressalta.
A ação de educação ambiental da Prefeitura, no bairro da Cremação, será encerrada na manhã do dia 31, com uma oficina de boas práticas de destinação de resíduos sólidos para um público estimado de 100 pessoas no Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará, na Passagem Paulo VI s/n.