Jovens do Jurunas, Condor e Cremação encerram oficina conhecendo estúdios de uma rádio

Dezenove estudantes do 8º e do 9º anos de escolas municipais dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação visitaram os estúdios da Rádio Cultura do Pará, localizada no bairro da Cremação, na manhã desta quinta-feira, dia 11 de agosto, como parte da programação de encerramento da Oficina de Técnicas de Rádio promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social (Comus) e do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben). A oficina foi realizada no período de 9 a 11 de agosto, no auditório do Anexo III do Promaben.

Ministrada pela jornalista e radialista Isabel Chaves, a oficina teve o objetivo de repassar aos participantes noções sobre as técnicas de redação para a linguagem do rádio, elaboração de roteiros e como fazer a gravação dos programas em estúdio, produção de podcasts e rádio web com a perspectiva de criar e produzir programas de rádio com temas de interesse da comunidade.

Para os jovens foi uma oportunidade conhecer mais de perto o que se passa por trás dos microfones e dos aparelhos de rádio, a história desse meio de comunicação secular e a evolução do rádio das ondas sonoras para a internet.

Ana Clara Silva Sousa, 14, aluna do 8º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nestor Nonato, bairro do Jurunas, ficou encantada com tudo o que aprendeu durante a oficina e com o que viu na visita aos estúdios da Rádio Cultura. E já pensa até em seguir carreira na área.  “Gostei muito porque realmente isso pode proporcionar pra gente uma carreira profissional”, declarou entusiasmada.

Ela também destacou a importância do que aprendeu sobre comunicação durante a oficina. “Em como a gente agrupar melhor as palavras, como a gente não sentir tanto nervosismo em conversar com as pessoas e também passar as informações de uma forma mais clara”, afirmou.

Para o estudante do 9º ano da Escola Arthur Porto, também do bairro do Jurunas, Danilo Santana Serrão, 16, “foi uma ótima oportunidade de aprender novas coisas. A gente ouve o rádio, a gente ouve o cara falar ali, mas não sabe o processo por que passa aquilo. Gostei principalmente da comunicação porque a gente precisa se comunicar bem com as pessoas acho que isso vai me servir muito”, destacou.

Durante a oficina, os jovens também tiveram a oportunidade de conhecer os integrantes do Podcast Castanha Pop que mostraram a eles as facilidades que hoje em dia se tem para fazer comunicação. “A oficina foi muito importante para que esses meninos aprendam como trabalhar o meio de rádio, como criar o próprio canal porque o comunicador não é só de televisão, rádio e jornal. Hoje você pode criar o seu conteúdo através da internet e essa oficina deixou claro isso pra eles, se eles querem seguir nesse meio profissional”, afirmou Jacson Tavares, jornalista e radialista, integrante do Podcast Castanha Pop.