Idosos e adultos produzem floreiras a partir de pneus

Oferecer uma nova alternativa de renda a partir de produtos que já foram descartados é o objetivo da Oficina de Reaproveitamento de Pneus, promovida pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), aos alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental, Rotary, na Condor. A oficina foi realizada na noite desta quarta-feira, 24.

Vinte e dois participantes produziram cinco floreiras a partir de pneus de bicicleta descartados. O resultado da oficina foi sorteado entre eles. Os ensinamentos do artesão e oficineiro Orlando Serra despertaram a criatividade da dona de casa, Rosângela Conceição, 42 anos, “é tempo de Círio, eu já fiquei pensando numa berlinda bem decorada a partir desse material que a gente tá moldando aqui”. Quem também estava animada para ver o trabalho finalizado era a Rosângela Maria Paixão, “O mais incrível é que o material pode ser encontrado na rua, de graça. Cortar o pneu é o que dá mais trabalho, mas fica um resultado muito bonito”, acrescenta.

Para a diretora,Keite Ramos, a oficina ajuda a implementar na prática a educação ambiental trabalhada como conteúdo na escola. “É importante os alunos terem contato com o trabalho de proteção ambiental de forma prática, porque além de pensar sobre a necessidade de proteger a natureza podem ainda perceber como isso é rentável para o planeta e para eles próprios”, acredita.

Toda a discussão sobre o meio ambiente é importante nesse momento no planeta, mas para o Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) a discussão é bem mais prática. “O programa é responsável pelas obras de saneamento realizadas nos bairros que fazem parte da bacia, Jurunas, Condor e Cremação. Fazer com que a população entenda que materiais como pneus e outros resíduos não podem ser descartados de forma irregular e ainda ajudar com que eles percebam que esses resíduos podem se tornar renda, faz com que essas obras tenham uma vida útil maior”, explica a subcoordenador ambiental do Promaben, Simone Ribeiro.

Esta é foi a terceira oficina de Reaproveitamento de Pneus realizada pelo Programa de Educação Ambiental, que faz parte do Projeto Social do Promaben, além dessa, o Promaben realiza ainda oficinas de reaproveitamento de alimentos, de reutilização de garrafas pet e ações de combate ao descarte irregular de resíduos sólidos.