Famílias da área da Bernardo Sayão começam a receber cadastradores da Prefeitura de Belém

Para realizar políticas públicas adequadas é preciso conhecer a população que vai ser beneficiada e esse é o objetivo do Cadastro Socioeconômico, Habitacional e Comercial que a Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben junto com o consórcio TFP/Synergia começa a aplicar nesta sexta-feira, 30, em 91 residências do primeiro trecho da Avenida Bernardo Sayão.

Trinta e cinco profissionais de várias áreas vão percorrer durante quase três meses cerca de 577 residências que ficam no entorno da obra para conhecer a fundo, as condições de vida, trabalho e saúde dos moradores.

Fátima Catunda, socióloga responsável da TPF/Synergia, explica que as famílias já foram avisadas da dinâmica do cadastramento para que elas possam receber os profissionais munidos das informações adequadas. “Nesta quinta-feira, a equipe social já esteve em campo, informando as famílias, entregando os folhetos, informando que o primeiro trecho começa nesta sexta-feira dia 30 e segue nos dias 03 e 04 de maio. Permitindo que essas famílias se preparem para preenchimento dos formulários, com a documentação, listando que documentos é preciso ter para atender o cadastrador”, ressalta ela.

O cadastro é composto de 70 perguntas, cada uma com vários sub itens e deve ser respondido pelo responsável pela família, mas em caso de ausência ele pode deixar um representante.

“É importante esse momento do cadastramento porque esses formulários vão fornecer à equipe do Promaben os dados para a atualização do Plano Específico de Reassentamento (PER)zzx e, também, traçar o perfil das famílias da área em relação à execução do Projeto Social”, ressalta a socióloga.

Os trabalhos de recolher informações das famílias das áreas das obras do Promaben deve seguir até o dia 12 julho.

Texto
Marcia Lima