Donas de Si inicia dois cursos no Jurunas

Na próxima segunda-feira, 18 de outubro, o programa de capacitação profissional da Prefeitura de Belém, Donas de Si, chega ao bairro do Jurunas para o início dos cursos de panificação e de processamento de frutas e produção de doces, que irão beneficiar 40 moradores do bairro, sendo 20 participantes em cada curso. O público atendido é de beneficiários do Bora Belém e do auxílio moradia do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben. O objetivo da Prefeitura é estimular a independência financeira das famílias em condição de vulnerabilidade social. A iniciativa é do Projeto Social do Promaben por meio do Consórcio TPF/Synergia.

O Donas de Si já contemplou 80 mulheres dos bairros do Bengui e do Tapanã. Nesta nova etapa o programa, executado por meio do Banco do Povo de Belém, chega ao Jurunas em parceria com o Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) e com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Juntas, essas instituições também levarão o programa aos bairros da Condor e da Cremação, nos próximos meses.

No Jurunas, as aulas dos dois cursos acontecerão no Centro Comunitário Paulo Roberto, entre os dias 18 a 30 de outubro. Pela manhã, das 8h às 12h, a instrutora Brenda Brito, do Senar, vai ministrar o mesmo curso que já está proporcionando autonomia financeira a mulheres do Bengui e Tapanã: produção de doces variados de frutas, como o doce e a bala de cupuaçu; geleias de pimenta e de maracujá com manga; compota de abacaxi; cocadas saborizadas com maracujá, cupuaçu e bacuri; licores de maracujá e cupuaçu; banana chips; e picles.

Já à tarde, das 13h às 17h, a mesma instrutora vai ensinar a fazer pães de queijo, de rosas, de jambu e de gergelim; pizza; bolo; massa folhada; sonho; coxinha de frango; quibe; empada; quiche; e biscoitos amanteigados doces e salgados como olho de boi, monteiro Lopes, sequilhos de coco, cebola e queijo com orégano.

Durante os cursos, o Banco do Povo de Belém vai ministrar palestras sobre precificação, enquanto a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vai dar palestra para a emissão da carteira de manipuladores de alimentos. Ainda, outra parceira do Donas de Si, a Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Pará (UFPA) será chamada a analisar a produção dos alunos e alunas para futura certificação.

No ato de boas-vindas dos alunos, estão sendo esperados a coordenadora-geral do Banco do Povo de Belém, Georgina Galvão; o coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues; e representantes da Secretaria Municipal de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel).

A solenidade de encerramento dos cursos no Jurunas, na qual haverá a entrega dos certificados da Prefeitura de Belém, ainda terá a data marcada.