Curso ou Evento:

Capacitação de agentes urbanos de Educação Ambiental e Sanitária

Inscrições Abertas

Sobre a Capacitação

Capacitação de agentes urbanos de Educação Ambiental e Sanitária. Um Programa de Educação Ambiental e Sanitária, que procura inclusive modificar a cultura de um povo, tem ação continuada em busca de resultados que demandam, às vezes, mais de uma geração para sua concretização. O PEAS que está sendo desenvolvido pela UCP/PROMABEN II é um embrião do qual nascerá toda a sequência de um Programa cuja manutenção é de responsabilidade de todos, com ênfase para as ações educativas a partir da Sociedade Civil.

Objetivo da ação:

• Disseminar a Educação Sanitária e Ambiental;
  • Formar agentes multiplicadores;
  • Disseminar os princípios de sustentabilidade;
  • Capacitar a comunidade para a prática no meio onde se inserem.

Resultados:

O curso aconteceu no período de 13 e 14/09, na escola municipal Antônio Carvalho Brasil, no bairro da Condor. E nos dias 23, 24 e 25/09, na Escola Silvio Nascimento, na Avenida Alcindo Cacela, nº 4146, Condor, entre Travessa Apinagés e Passagem Parintins. O objetivo da capacitação foi disseminar a Educação Sanitária e Ambiental, formando agentes multiplicadores capacitando para a prática no meio ambiente onde se insere.

OS PARTICIPANTES RECEBERAM AULAS DE NOÇÕES BÁSICAS DE SANEAMENTO, MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. AO FINAL DO CURSO, ELES RECEBERAM CERTIFICADOS E CARTEIRINHA DE AGENTES E FISCAIS AMBIENTAIS PARA ATUAREM COMO MULTIPLICADORES DE CONHECIMENTOS AMBIENTAIS E FISCALIZAR O DESTINO DO LIXO E OUTRAS QUESTÕES AMBIENTAIS DOS BAIRROS ONDE VIVEM. A AÇÃO FOI DIRECIONADA PARA 30 LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS DOS BAIRROS CONDOR, JURUNAS E CREMAÇÃO PARA ATUAREM COMO AGENTES AMBIENTAIS E MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO PROMABEN. (ESSA FORMATAÇÃO ESTÁ ERRADA, ELA DEVE SER IGUAL A DO SITE).

Lições Aprendidas:

O curso de Capacitação de agentes urbanos de Educação Ambiental e Sanitária, proporcionou aos participantes a disseminação da Educação Sanitária e Ambiental com princípios de sustentabilidade, na formação de agentes multiplicadores no sentido de capacitar a comunidade para a prática no meio onde se inserem. Além de obter conhecimentos de Noções básicas sobre Saneamento (Tratamento e Abastecimento de água, Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto, Rede de drenagem Urbana e Resíduos Sólidos e Coleta seletiva), Noções básicas de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Legislação Ambiental: Municipal/Estadual/Federal.

É possível ver neste gráfico o indicador do processo realizado pelo Curso