Consulta Pública debaterá Estação de Tratamento de Esgoto em maio

A Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia das Estrada Nova (Promaben), abrirá uma Consulta Pública, no próximo mês de maio, para que a população conheça e se manifeste a respeito da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que será construída na sub bacia 1, no bairro do Jurunas.

Este será o primeiro equipamento com a finalidade de preservar a qualidade da água dos rios do entorno da cidade a atender os moradores de Belém.

O assessor da Coordenação Geral e Adjunta do Promaben, Igor Cavalcante, explica que “toda contribuição de esgoto gerada pelas pessoas todos os dias, em suas atividades diárias como cozinhar, lavar roupa e tomar banho, será encaminhada à ETE para que, após ser submetida a alguns processos de tratamentos físicos, químicos e biológicos, possa lançar no meio ambiente como esgoto tratado, que não provoca degradação ambiental”.

Em 405 anos de existência e com mais de 2 milhões de habitantes, os dejetos produzidos pela população de Belém ainda são jogados sem tratamento diretamente nos rios. O que coloca Belém entre as 10 piores cidades do país no quesito saneamento, segundo o Instituto Trata Brasil.

Texto
Marcia Lima