Conselheiros do Tá Selado! vão atuar como agentes ambientais em Belém

A Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), prepara moradores dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação para atuarem como agentes e fiscais Ambientais. A ideia é mudar a relação dessas comunidades com os resíduos sólidos e o conhecimento em relação à proteção ao ambiente em que vivem.

O curso teve duração de 24 horas e ensinou Noções Básicas de Saneamento, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Legislação Ambiental. Esses são os primeiros 20 agentes Ambientes formados pelo curso, na agenda está a formação de outros 40.

Para a líder comunitária, moradora do Jurunas, de 43 anos, Leila Trindade, o curso abre novas possibilidades para atuação em conjunto da Sociedade Civil e Poder Público. “Fazer o curso nos mostra que precisa de coletividade, de integração entre o poder público e a sociedade para mudar a cara de Belém de cidade suja, malcuidada”, explica.

O subcoordenador Ambiental do Promaben, Alex Ruffeil, também acredita no envolvimento da população na mudança dessa realidade. “Isso é de suma importância para que a gente mude a realidade que nós estamos vivendo nos bairros do Jurunas, Condor e Cremação. Essa realidade de depósito irregular de lixo, de degradação ambiental nos bairros.

Essas pessoas serão um canal direto com a Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de modo a, se não tiverem êxito na educação ambiental, eles possam intermediar ações de fiscalização ambiental”, afirma.

Para a educadora Joana Batalha, de 53 anos, o curso qualifica o trabalho que já é realizado com a comunidade. “O curso reforça a importância do trabalho que a gente já realiza com as crianças. Ele vem acrescentar e mostrar outros caminhos além do recolhimento e a entrega das embalagens de shampoo e de iogurte, para reforçar nas crianças a importância do descarte correto do lixo”, conta.

As aulas se encerram nesta sexta-feira, dia 24. Os certificados e carteirinhas de agentes ambientais serão entregues numa solenidade de encerramento do curso, às 9h deste sábado, dia 25, na escola Silvio Nascimento, na esquina da Avenida Alcindo Cacela com Travessa Apinagés