Cabanagem e a formação histórica de Belém é tema de Painel para estudantes

A Cabanagem, movimento revoltoso que assumiu o poder da Província do Grão Pará de 1835 a 1836, apesar da sua importância histórica ainda é pouco conhecida até mesmo entre estudantes da Escola Amílcar Alves Tupiassu, no bairro da Cremação, que tiveram a oportunidade de participar do Painel de Resgate das Origens Belenenses, realizado na escola, na manhã desta quinta-feira, 18 de maio.
Promovido pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), o Painel teve o objetivo de fazer o resgaste dos fatores históricos que influenciaram a formação da cidade. E também de estimular a preservação do patrimônio histórico e da memória de Belém.
“As crianças precisam se identificar com a cidade e que cada coisa nessa cidade é parte da cultura delas. Quando a gente consegue olhar com o olhar de identidade, a gente vê a importância, e aí a gente quer preservar”, afirma a professora, historiadora e diretora do Centro de Memória da Universidade Federal do Pará, Magna Ricci que ministrou a palestra.
Para o aluno do nono ano, Kevin Willian, de 14 anos, a palestra trouxe um momento de se reconhecer e de recuperar informações perdidas durante a pandemia.” A palestra foi fundamental para o nosso conhecimento, porque ficamos parados por dois anos, o que prejudicou muito em todas as matérias e receber uma ação dessas ajudar a complementar o que a gente perdeu. E eu aprendi muita coisa, porque eu não sabia praticamente nada sobre a cabanagem e é importante saber como eles viviam em Belém antes, para conhecer melhor o que a gente tem hoje”, relata.
Esta é a segunda vez que se realiza o do Painel de Resgate das Origens Belenenses previsto no Programa de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS) do Projeto Social do Promaben, voltado para os moradores bairros do Jurunas, Condor e Cremação onde estão concentradas as obras do Programa.

Cabanagem
Revolta popular realizada durante o império, na regência de Diogo Antônio Feijó, após a Independência do Brasil, a Cabanagem uniu índios tapuias, mestiços, negros e a classe média, liderados por Antônio Vinagre, contra a miséria, doenças, a fome e o abandono do povo pelo governo central e pelo presidente autoritário da Província, Bernardo Lobo de Sousa, que foi morto pelos revoltosos no início da Cabanagem. Os cabanos assumiram o poder da Província do Grão Pará entre 1835 e 1836. A Guerra dos Cabanos só terminou em 1840.