Bairros do DAGUA priorizam conclusão das obras do Promaben no Tá Selado!

A Plenária do Tá Selado do Distrito Administrativo do Guamá (Dagua), que reúne os bairros de Canudos, Universitário, Cremação, Condor, Terra Firme, Jurunas e Guamá, realizada na noite desta quinta-feira, 07/10, aprovou como prioridade a conclusão das obras do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben). A plenária do Tá Selado, o fórum permanente de participação popular da Prefeitura de Belém, foi realizada no estacionamento do Promaben.

“Os bairros da Bacia da Estrada Nova, no Governo da Nossa Gente, abraçaram o Promaben. As comunidades compreendem a importância de fortalecer o Programa e fazê-lo sair do papel. Um trabalho árduo, com a participação popular, nos auxiliando a corrigir as falhas no caminho e direcionar os recursos da maneira mais eficiente”, afirmou o coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues, que participou da plenária.

Todos os bairros aprovaram a conclusão das obras de saneamento e urbanização que estão sendo realizadas na Sub-bacia 1 que incluem macro e microdrenagem, sistema viário, pontes, construção do canal de descarga da Caripunas Beira-Mar, uma Estação de Tratamento de Esgoto, estações elevatórias, redes de esgoto e urbanização.

O secretário de Gestão e Planejamento e coordenador Geral do Tá Selado, Cláudio Puty, falou sobre as dificuldades que a Prefeitura enfrenta com um orçamento apertado, comprometido com despesas de pessoal e vinculadas que deixam uma margem reduzida de recursos para investimentos. Os recursos para o Tá Selado somam R$ 44 milhões, mais financiamentos. As obras serão priorizadas de acordo com os recursos destinados a cada distrito.

Os conselheiros vão se reunir em seus bairros para decidir as prioridades a partir do levantamento apresentado na plenária que inclui obras nas áreas de saneamento, saúde, educação e esporte e lazer.

A plenária também elegeu os representantes dos bairros para o Conselho da Cidade que participarão como delegados no Congresso da Cidade previsto para acontecer no próximo dia 14/10, quando serão aprovadas as propostas dos distritos que serão incluídas no orçamento. Foram eleitos 32 conselheiros Titulares e 32 Suplentes para o Distrito Dagua, sendo um do bairro de Canudos, um do Universitário, três da Cremação, quatro da Condor, seis da Terra Firme, sete do Jurunas e 10 de Guamá.

“Nós vencemos o desafio de fazer uma atividade dessas em meio a uma pandemia. Capitaneados pelo prefeito Edmilson Rodrigues, conseguimos trazer as pessoas para o debate. É gratificante a gente ver o povo das comunidades fazendo esse debate com a gente”, afirmou o coordenador do Tá Selado, Benedito Costa, o Bené do Jurunas.

Marquinho Silva, também coordenador do Tá Selado, afirmou que “o povo delegou ao prefeito Edmilson Rodrigues a prerrogativa de decidir o que fazer com o dinheiro, mas o prefeito não quis decidir só, chamou o povo que hoje está aqui reunido discutindo em cima do orçamento que tem para o distrito aquilo que vai ser prioridade”.

“Hoje nós estamos aqui elegendo um novo Conselho da Cidade para ajudar o companheiro Edmilson administrar a nossa cidade, tocar as obras que são necessárias para o nosso povo e fazer uma Belém para todos”, afirmou Miguel Andrade, conselheiro e agente ambiental.