Ação Belém Cidadã promove educação ambiental no Bairro do Jurunas

Conscientização sobre descarte de resíduos sólidos teve peça teatral e coleta seletiva

Mais de cem pessoas receberam orientações sobre o descarte irregular de resíduos sólidos no bairro do Jurunas na última Ação Belém Cidadã realizada no sábado, dia 01 de Abril. Em ação de educação conjunta, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), Saneamento (Sesan), Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) e Cooperativa de Materiais Recicláveis (Concaves) uniram forças para explicar a importância do descarte correto dos materiais e ainda de forma lúdica, por meio do Grupo de Teatro Experimental de Rua Nós os Pernaltas, apresentaram as vantagens da mudança de comportamento.

Uma única família de cinco pessoas é capaz de produzir quase cem quilos de lixo semanalmente, boa parte desses resíduos pode ser reaproveitado e se tornar promotor de renda e dignidade para dezenas de famílias. A ação de conscientização começou ainda na sexta-feira, 31, com Sesan, Concaves e Promaben percorrendo a vizinhança informando os moradores sobre a ação de coleta seletiva e distribuição de mudas que seria feita pela Semma no dia seguinte.

Para a presidente da Cooperativa de Reciclagem Concaves, tecnóloga em Gestão Ambiental e catadora, Débora Baia, estamos vivendo um momento de mudanças de paradigmas em relação ao resíduos. “O processo de educação ambiental tem que ser constante para que a sociedade se sensibilize da importância de separar e destinar corretamente o seu lixo e a presença da Cooperativa de Catadores reforça que os resíduos recicláveis serão fonte de renda, inclusão social e principalmente de preservação ambiental, através da destinação ambientalmente adequada dos resíduos recicláveis”, ressalta.

O coordenador de Educação Ambiental da Sesan, Mauro Ribeiro, aponta que estar junto à população melhora os serviços de coleta de lixo e entulho prestados pela prefeitura. “Manter a população consciente do papel da prefeitura na limpeza da cidade e do cidadão como agente transformador e atuante nessa limpeza faz com que menos resíduos cheguem aos canais, assim as obras do Promaben podem funcionar por mais tempo”, relata o educador.