Vítimas da Covid-19 são homenageadas em Belém

A Prefeitura de Belém realiza nesta quarta-feira, dia 23, uma homenagem às vítimas da Covid-19, em Belém. A homenagem será na Pracinha da Osvaldo, no Portal da Amazônia. A iniciativa é do Programa de Educação Ambiental e Sanitária – PEAS do Projeto Social do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma, Secretaria Municipal de Saneamento – Sesan e Companhia de Saneamento do Pará – Cosanpa, com realização do Consórcio TPF/Synergia.

Moradores do bairro do Jurunas, que perderam familiares para a Covid-19, participarão da homenagem. Eles vão plantar 25 árvores na Pracinha da Osvaldo de Caldas Brito, no Portal da Amazônia. Cada árvore terá uma plaqueta com o nome da vítima e os familiares receberão um certificado. Um ato ecumênico será realizado na ocasião.

“Essas árvores irão simbolizar o falecimento de entes queridos de famílias aqui do bairro do Jurunas. Esta ação objetiva trazer essa memória afetiva a essas famílias em detrimento da covid-19”, O afirma Alex Ruffeil, subcoordenador Ambiental do Promaben.

O padre Francesco Sorrentino, da Igreja de Santa Luzia, do bairro do Jurunas, que participará da homenagem, considera a homenagem importante e necessária “porque muitos estão negando essa dor, estão negando também a urgência de intervenções e eu acho que isso sensibiliza a população, além de prestar uma boa homenagem a estas vítimas e também solidariedade às famílias enlutadas”.

Quem também participará da homenagem, num ato ecumênico, é o pastor da Igreja Quadrangular da Caripuna, Luis Neto. Ele considera que “esses familiares terão uma dose de esperança. E esta ação, além de fazer bem para o meio ambiente certamente colocará em seus corações a dose de ânimo que eles precisam para continuarem a caminhada”.