Vítimas da Covid-19 são homenageadas com o plantio de árvores em Belém

Em meio à dor de tantas vidas perdidas no país, mais de 500 mil até aqui, e em Belém 4,8 mil, o Governo da Nossa Gente, através do Promaben – Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova, promoveu na manhã desta quarta-feira, 23 de junho, uma homenagem simbólica a famílias de 25 vítimas da Covid-19 do bairro do Jurunas, área de atuação do Programa. Parentes dessas vítimas plantaram 25 árvores em honra e lembrança pela vida dos falecidos na pracinha da Osvaldo de Caldas Brito, no Portal da Amazônia.

A iniciativa é do Programa de Educação Ambiental e Sanitária – PEAS do Projeto Social do Promabem em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma, Secretaria Municipal de Saneamento – Sesan, Companhia de Saneamento do Pará – Cosanpa e Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável – Concaves, com realização do Consórcio TPF/Synergia.

Os homenageados póstumos eram moradores do bairro do Jurunas, a mais nova entre eles era Vanessa Castro da Silva de apenas 20 anos. Filha caçula de Joelma Castro, Vanessa era estudante e é lembrada pela família como uma jovem prestativa e animada. A partida dela ainda é uma ferida aberta no peito da mãe. “É muito difícil falar da minha filha, porque aqui em casa, era ela quem fazia tudo para mim. Era a caçula. A filha mais presente. Essa homenagem agora quando faz nove meses que ela morreu é um alento, porque eu vou cuidar dessa planta como se fosse ela, vou regar. Vai ser uma vida que vai me aproximar de novo da minha filha”, afirma Joelma.

Outro nome da lista é Antônio Maria de Melo, 60 anos, conhecido na vizinhança como Coronel. Antônio Maria Melo é descrito pelo filho, Ivan Correa, como um homem muito humilde, amigo de todos, pai de família amoroso, que cresceu e viveu na comunidade da Osvaldo de Caldas Brito no Bairro do Jurunas. “Agora, ficam as lembranças dos ensinamentos sobre a vida, sobre as coisas simples do cotidiano, do olhar sempre amoroso com o próximo, dos churrascos na laje aos sábados. Fica tudo de bom que ele conseguiu transmitir e que se tornou nosso ponto de equilíbrio para encarar a continuação da vida. A doença não matou só uma vida, interrompeu o sonho de gerações”, lamenta Ivan.

O Promaben também homenageou uma das suas servidoras, Odália Borges, assistente social, que lutou uma vida inteira pelo sonho de ajudar as pessoas e que exerceu esse sonho no Jurunas aconselhando e orientando as famílias atingidas pela obra do Programa. “Ela era uma mulher sonhadora e ela era determinada estava na luta pelo doutorado. Hoje, esse evento é um momento para refletir que precisamos nos cuidar, cuidar do outro. Esse vírus mata”, alerta Mirian Borges, irmã mais velha de Odália.

Oferecer um momento de conforto e aliar isso ao cuidado com o meio ambiente foi a ideia do Promaben com a homenagem do Plantio da Memória, explica o Coordenador Geral, Rodrigo Rodrigues. “É aquele momento de tentar fazer uma reconexão e através desse sentimento de perda, tentar associar isso à vida, por meio da natureza e tornar isso um alento para as famílias no ato de cuidar da natureza, cuidar de uma árvore. E hoje é um dia emocionante, fica até difícil falar mediante todo esse cenário das 500 mil vidas perdidas, onde todos nós com certeza já perdemos alguém próximo, algum conhecido, algum familiar e agora a ideia é trazer alento, fazer com que essas famílias se sintam abraçadas”, disse Rodrigo Rodrigues.

A cerimônia de homenagem teve ainda um ato ecumênico, em que o pastor Manoel Luís Ferreira da Costa Neto, da Igreja Quadrangular da Caripunas; o Padre Francesco Sorrentino, Pároco de Santa Luzia; o pai de santo Gilmar D’Oxossi, do Terreiro de Mina Morada D’Oxossi e o Reverendo Igor, da Igreja Anglicana do Jurunas realizaram orações e falaram sobre o sentido da vida e do luto. A Banda da Guarda Municipal acrescentou emoção às falas que lembravam aqueles que partiram.

O evento Plantio da Memória parte da ideia de realizar plantio de árvores, em um espaço que estava ocioso, com o objetivo de homenagear pessoas que ao mesmo tempo em que encontrarão conforto pela ausência de entes queridos naquela vida que cresce, serão exemplo para a comunidade no cuidado com o meio ambiente.

Texto:
Marcia Lima