O que você procura?

Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia da Estrada Nova passa por segunda Consulta Pública

A Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia das Estrada Nova (Promaben), abriu nesta terça-feira, dia 1º de fevereiro, a segunda Consulta Pública virtual e presencial para o debate do Plano de Controle Ambiental do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia da Estrada Nova. O Projeto é inédito na região Norte por já incluir a ligação direta entre as casas e a Estação de Tratamento de Esgoto. De 1º a 20 de fevereiro, a população está convidada a saber mais e a questionar sobre o projeto no site https://sesbaciaestradanova.belem.pa.gov.br.   

Além do site para questionamento online, a população poderá ainda questionar ao vivo em apresentações públicas do Projeto no bar Boteco do Ilha, na Ilha do Combu, no dia 17 de fevereiro, às 15h, e em live no dia 18 de fevereiro, às 18h, pelo canal do YouTube da Prefeitura de Belém.  As reuniões públicas são abertas a todos os interessados no projeto, principalmente a população dos bairros do Jurunas, Cremação, Condor e partes da Cidade Velha e Batista Campos que serão atendidos pelo projeto.  

O assessor da Coordenação Geral e Adjunta do Promaben, engenheiro Igor Cavalcante, explica que “toda contribuição de esgoto gerada pelas pessoas todos os dias, em suas atividades diárias como cozinhar, lavar roupa e tomar banho, será encaminhada à ETE para que, após ser submetida a alguns processos de tratamentos físicos, químicos e biológicos, possa lançar no meio ambiente como esgoto tratado, que não provoca degradação ambiental”. 

Em 405 anos de existência e com mais de 2 milhões de habitantes, os dejetos produzidos pela população de Belém ainda são jogados sem tratamento diretamente nos rios. O que coloca Belém entre as 10 piores cidades do país no quesito saneamento, segundo o Instituto Trata Brasil. Mas, essa realidade começará a ser mudada em breve. O Projeto do SES Bacia Estrada já está sendo divulgado de casa em casa nos bairros atendidos, principalmente para esclarecer aos moradores que as ligações intradomiciliares também serão realizadas pela Prefeitura de Belém, sem custos para os moradores. As obras começarão em breve.