O que você procura?

Selagem dos imóveis renova esperanças dos moradores da Ilha Bela

A selagem dos imóveis localizados na linha das obras do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben já está em fase de conclusão pela Prefeitura de Belém. As equipes de Engenharia e Social do Consórcio TPF/Synergia e da Unidade Coordenadora do Promaben – UCP/Promaben, devem encerrar nesta quarta-feira, 2/6, a selagem dos 96 imóveis da área da Ilha Bela, no quarto dia de selagem.

São palafitas e casas de madeira em áreas aterradas que formam uma pequena ilha no meio dos canais da Avenida Generalíssimo e da Travessa Doutor Moraes, no bairro da Cremação. Os moradores estão com a expectativa de melhorarem de vida com a chegada das obras.

Rosa Mendes Farias, 54, dona de casa, moradora há 25 anos da Ilha Bela, conta que tudo começou com uma invasão. “Era muita agua, mato, mato, mato. Nós fomos aterrando esse tempo todo, mas todo tempo que chove enche aqui”, conta. Ela diz que espera ”ser indenizada, mas uma coisa que dê pra gente ir para um lugar melhor. Eu tenho uma esperança de melhorar de vida”.

“A gente pretende uma coisa melhor, eles remanejarem a gente para um lugar melhor né? A minha casa vai pro fundo e aí não tem como eu comprar material, um aterro, então eu que quero uma coisa certa logo. Eu tô com muita esperança”, afirma o motorista, Glauter Campos Reis, 45, pai de dois filhos que mora há 29 anos na Ilha Bela.

 O engenheiro Arthur Amaral, da UCP/Promaben explica que estão sendo feitas a selagem, a demarcação e o congelamento da área da Ilha Bela. “Hoje nós estamos no quarto dia de selagem, provavelmente a gente já esteja finalizando amanhã (quarta-feira, 2/6. A priori seriam 96 imóveis que vão passar por uma atualização. Possivelmente esse número vai aumentar um pouco”, avalia.

Flavia Mendes, engenheira do consorcio TPF/Synergia, afirma que “a selagem é um trabalho extremamente importante. A partir disso nós garantimos os estudos futuros e as atualizações necessárias que forem imprescindíveis para a área. Nos verificamos nos mapas que tiveram muitas mudanças no sentido de ocupação da Ilha Bela”.

A partir da semana será iniciada a atualização e os novos cadastros necessários na Ilha Bela pela equipe Social do consorcio TPF/Synergia.

A selagem consiste, inicialmente, na demarcação da linha da obra e indica qual o impacto delas nos imóveis que serão incluídos no Projeto Promaben. A selagem é feita através da aplicação de um adesivo, chamado Placa de Selagem, que contém o número do cadastro de engenharia, este é considerado a base para os cadastros sociais, assim é colado em local visível na fachada. Esta identificação vai facilitar o processo de aplicação das entrevistas do cadastramento e do recadastramento social.

Após a selagem é feito o congelamento da área, onde não poderão mais ser construídos novos imóveis e que será reservada para os estudos de avaliação feitos a partir do cadastramento físico, assim como para garantir a segurança dos moradores das áreas de risco.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Notícias relacionadas: