Relançado edital para construção de unidades habitacionais e comerciais

A Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), relançou, nesta quarta-feira, dia 14 de julho, o edital para a construção de 224 unidades habitacionais e 44 boxes de comércio, na Sub-bacia 2 da bacia da Estrada Nova. As empresas interessadas em fornecer o serviço têm 30 dias para apresentação de propostas. O prazo para execução das obras é de um ano.

O edital foi reavaliado e sofreu uma série de mudanças, a começar pelo orçamento que teve o valor atualizado para R$ 33 milhões.

“Esse edital foi lançado com irregularidades na gestão anterior, sem licença ambiental e sem ratificação de orçamento. Não se pode fazer obra sem licença ambiental. Agora o edital já está em condições para ser relançado. A parte ambiental já está ok, com licença ambiental e o orçamento está atualizado. A expectativa agora é que haja procura e a gente consiga cumprir o nosso cronograma e solucionar esse problema de famílias que já estão há 12, 13 anos recebendo auxílio aluguel”, explica o coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues.

Outra novidade do Edital é que, diferente da lei nacional, o valor teto não é um teto máximo, mas um valor referencial que leva em consideração o descontrole de preços de materiais de construção, a exemplo do ferro e aço em função da crise econômica causada pela pandemia.

“É um preço de referência e as propostas devem refletir os preços de mercado, mas as empresas têm que comprovar que é realmente um preço de mercado”, alerta o economista Marcio Cabral, da Subcoordenadoria de Planejamento do Promaben.

Em sintonia com as diretrizes do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID cujo modelo de edital prevê sanções resguardando o banco contra fraude e corrupção, foi acrescentado ao edital da Prefeitura parágrafos para proteger também o município prevendo sanções para irregularidades.

Mudou também o prazo de validade das propostas que passou de 60 dias para 120 dias. Foi acrescentado ainda um seguro para mais 28 dias de garantia, correspondente a 2% do valor da obra (R$ 660 mil).O seguro garante o ressarcimento de despesas caso a empresa desista da licitação e não assine o contrato.

Não são aceitas propostas feitas por pessoa física e as empresas interessadas tem que comprovar que tiveram um volume anual de obras/serviços, em pelo menos um dos últimos 5 anos, no valor de R$ 16 milhões. Também precisam comprovar ter realizado duas obras similares nos últimos 10 anos. Serão desclassificadas as empresas que não apresentarem a garantia, que não assinarem a proposta e se não tiverem bom antecedente bancário. Mas a falha na documentação não desclassifica.

Os recursos para esses editais são oriundos de um empréstimo realizado pelo BID e a licitação está aberta a todos os concorrentes de países elegíveis pelo Banco.

O reassentamento das famílias atingidas pelas obras de Saneamento Básico na Bacia da Estrada Nova tem critérios definidos dentro do Plano de Reassentamento e entre esses critérios está a diminuição ao máximo o impacto na vida dos moradores da área. Por esse motivo, o edital prevê a obra em um terreno do Promaben, na Av. Bernardo Sayão esquina com Travessa Quintino Bocaiúva.

As empresas interessadas podem acessar os editais nos sites
promaben.belem.pa.gov.br e www.belem.pa.gov.br e tirar dúvidas pelo e-mail comissaoespecialpromaben@gmail.com.

Raimundo Sena
Jornalista DRT/PA 1277