O que você procura?

Promaben promove oficina de aproveitamento de alimentos para moradoras do Jurunas

Aprender a dar valor e a utilizar alimentos que podem substituir itens como a carne e o frango é uma opção para driblar a alta nos preços da alimentação na opinião da aposentada Doralice da Silva Buriti, uma das mais de 30 moradoras da Rua dos Caripunas, no bairro do Jurunas, que participaram da Oficina de Aproveitamento de Alimentos, realizada pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas), projeto social do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben e Consórcio TPF/Synergia. “O curso é muito especial para mim, pois como estamos passando por uma situação difícil com o aumento de vários produtos no supermercado. Aqui estamos aprendendo a valorizar e a utilizar melhor os alimentos”, disse Doralice Buriti durante o evento que ocorreu na manhã desta terça-feira,13, na Igreja Quadrangular da comunidade.
A oficina foi ministrada pela bióloga e pedagoga do consórcio TPF/Synergia, Verônica Costa, que compartilhou conhecimento sobre a importância de reaproveitar os alimentos e transformá-los em refeições nutritivas. “Hoje ensinamos sobre a importância de utilizar talos, sementes, cascas e não só a poupa das frutas, das verduras e dos legumes. E claro, aprender sobre o meio ambiente no sentindo de reutilizar os alimentos e de como direcionar o lixo, diferenciando o que é lixo e resíduo”, explicou.
Todas as mulheres que participaram da oficina receberam kits contendo toucas, aventais e luvas, além de orientações de higiene pessoal e utensílios para produzir os alimentos de forma responsável e com qualidade. A professora Cayse Pantoja foi uma das participantes. “Eu achei esse curso importante para nos ajudar a saber o que fazer com aquele alimento que a gente acha que não presta mais e que, de alguma forma, ainda pode ser útil para alguma coisa. Então eu acho essa iniciativa muito interessante e aprendemos muito aqui”, ressaltou.
Na programação da oficina as moradoras ajudaram a produzir o menu do dia, que trouxe receitas especiais para o cardápio, como arroz enriquecido com casca de abóbora, fanta alternativa, bife de casca da banana, doce de casca de melancia e farofa de abóbora.
Para o Pastor Luis Neto, da Igreja Quadrangular, receber iniciativas como essas na comunidade é garantir conhecimento para a população. “Eu acho importante essa iniciativa para que elas possam acrescentar no seu dia a dia um conhecimento prático e teórico, que irá melhorar sua rotina. E é um prazer fazer parte dessa construção”, afirma.

O objetivo principal da oficina foi promover a conscientização da sustentabilidade alimentar por meio do desperdício zero, auxiliando no aumento do valor nutritivo nas refeições, no combate à fome e contribuindo para a diminuição na quantidade de lixo descartado.
De acordo com o subcoordenador ambiental do Promaben, Alex Ruffeil, a oficina proporciona qualidade de vida para os moradores. “Nós procuramos melhorar a qualidade de vida nos bairros do Jurunas, Condor e Cremação. Quando nós pensamos em meio ambiente estamos falando diretamente da espécie humana também. Nós melhoramos a qualidade de vida através da alimentação da espécie humana e assim melhoramos também o meio ambiente”, enfatiza Ruffeil.
“Essa oficina de aproveitamento de alimentos está dentro de um cenário geral de educação ambiental e sanitária, que tem a finalidade de fazer essa educação ambiental de modo geral”, reforça o assessor da subcoordenadoria ambiental, Gabriel Colares.

Texto:
Lana Oliveira

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Notícias relacionadas: