PROMABEN II – Moradoras da bacia da Estrada Nova concluem curso de design de sobrancelhas

“Emprego não tem, mas trabalho tem. Em uma semana, olha a dimensão do que a gente aprendeu!”, diz Gloria Silva (à direita), após receber tratamento especial da colega de turma

O crescimento do segmento da beleza, com o aumento do número de salões, tratamentos estéticos e atendimentos em domicílio, atraiu uma turma inteira de moradoras dos bairros da Cremação, da Condor e do Jurunas para o curso de Design de Sobrancelhas e Embelezamento de Cílios, promovido pela Prefeitura de Belém sem custo para as participantes, em uma ação do Programa de Saneamento Básico da Bacia da Estrada Nova (Promaben II), para famílias de áreas que vão receber obras de saneamento e urbanização.

O curso foi encerrado na tarde desta sexta-feira, 31, com todas as 16 participantes maquiadas e com as sobrancelhas e cílios preparados por elas mesmas para mostrar o resultado do aprendizado adquirido durante uma semana inteira de aulas teóricas e práticas.

A conclusão do curso emocionou a dona de casa Sirley da Silva Souza, que está desempregada. Ela não conteve as lágrimas ao afirmar que agora vai poder trabalhar e que pretende se aperfeiçoar, nunca parar. “Vai gerar renda, abrir portas para mim e para todas nós com o que aprendemos aqui. Sou só gratidão”.

Segundo a professora do curso, Dayse Vasconcelos, todas as 16 concluintes estão preparadas para desenvolver um trabalho de qualidade e deixar os clientes satisfeitos. “Sobrancelha é detalhe e atenção. Elas não faltaram nenhuma aula, prestaram atenção e não se importaram em refazer o trabalho quando ainda não estava bom”, contou a professora, que avalia que com a prática a tendência é delas se tornarem cada vez melhores na atividade.

Reforço na renda – Para a manicure Patrícia de Paula, o curso agora vai agregar mais uma atividade e tende a complementar a renda da família. “É mais dinheiro com menos investimento. Eu já posso fazer as unhas e a sobrancelha das clientes”, planeja entusiasmada.

Kit – Além do certificado, as participantes ganharam um kit composto pelos materiais usados para fazer design de sobrancelhas e embelezamento dos cílios. Pinça, lápis para marcação, rímel e conjunto de sombras são alguns itens usados para facilitar o início das atividades pelas concluintes do curso.

“Emprego não tem, mas trabalho tem. Em uma semana, olha a dimensão do que a gente aprendeu!”, avalia Gloria Silva, de 31 anos, que está empenhada em ampliar a renda para investir na educação dos três filhos pequenos e ajudar a família em casa. “É uma porta que se abre para mim. Eu não vou só dizer que eu sei, eu tenho certificado que fiz o curso”, comemora.

Curso foi oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Belém, por meio do Promaben

Promaben II – Os cursos e oficinas oferecidos pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento Básico da Bacia da Estrada Nova, fazem parte das ações de fortalecimento comunitário das famílias que vivem nas áreas impactadas pelas obras de saneamento e urbanização. Até 2022 estão previstos investimentos da ordem de 250 milhões de dólares em macrodrenagem, esgotamento sanitário, melhorias no abastecimento de água, sistema viário, além da reabilitação dos canais atendidos pela macrodrenagem da Bacia do Una. A metade dos recursos é financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento de Desenvolvimento (BID). Os outros 50% são a contrapartida da Prefeitura. A estimativa é de um milhão de famílias beneficiadas.

Nos próximos meses serão oferecidos o Curso de Informática Básica e a Oficina de Elaboração de Currículo. Todos de graça para os participantes, que devem ser moradores das áreas de intervenção do Promaben II. Interessados podem obter mais informações pelo telefone 0800 095 0016.

Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Texto:
Tania Menezes