Prefeitura mobiliza feirantes do Jurunas para coleta de óleo de cozinha usado

Os feirantes do Jurunas serão o alvo de uma mobilização com o objetivo de coletar óleo de cozinha usado, na manhã desta terça-feira (24), que será realizada pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben e da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), em parceria com o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental na Amazônia (Geamaz) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O óleo será usado para a fabricação de sabão numa oficina de reaproveitamento de óleo de cozinha que vai acontecer na sexta-feira, (27), na Escola Municipal Nestor Nonato, no bairro da Condor, das 7h30 às 11h30.
“Todo o sabão produzido nessa oficina vai ser distribuído na área do entorno da escola e o nosso objetivo é a conscientização com relação à reutilização desse material e capacitar a população pra ter forma de descarte, evitando que ele vá contaminar os rios. Imagine que um litro de óleo de cozinha pode contaminar até 25 mil litros de água dos nossos rios, agua que pode ser utilizada pra consumo”, destaca o coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues.
A oficina é antecedida por uma campanha de coleta voluntária de óleo de cozinha usado que está sendo realizada pelo Promaben, em parceria com a Equatorial Energia, em pontos de coleta localizados no Estacionamento do Promaben, na Avenida Bernardo Sayão, 3224 (antigo Iate Clube) e na Escola Nestor Nonato, onde está acontecendo uma gincana entre os estudantes.
A oficina será ministrada pela engenheira agrônoma Tahnity Haarad Moura. A iniciativa é do Programa de Educação Ambiental e Sanitária do Projeto Social do Promaben com realização do Consórcio TPF/Synergia.
Além de promover a educação e preservação ambiental, a oficina também tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo com resultados positivos nos aspectos social e financeiro a partir da fabricação de sabão. O público alvo são os pais e professores dos alunos da escola, feirantes que trabalham com frituras e moradores do entorno das obras do Promaben.