Prefeitura leva cinema ambiental para a periferia neste verão

Uma alternativa cultural para os moradores da comunidade Limoeiro, no bairro do Jurunas, neste verão, será a sessão Cine Ambiental que a Prefeitura de Belém, promoverá no próximo dia 08/07, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben.

O filme “Lixo Extraordinário” será exibido às 17h30, no Centro Comunitário da Comunidade Limoeiro, uma pequena comunidade de afrodescendentes que ocupam há 50 anos uma área, no bairro do Jurunas, na periferia de Belém.

O documentário, de 2010, retrata o trabalho do artista plástico Vik Muniz, que transforma lixo em obras de arte, no Jardim Gramacho, um dos maiores aterros sanitários do mundo, na época, na periferia de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. A direção é da inglesa, Lucy Walker, em parceria com os brasileiros João Jardim e Karen Harley que acompanharam durante dois anos o trabalho do artista.

“O nosso objetivo é sensibilizar os moradores dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação, localizados área de influência do Promaben, e proporcionar a eles um aprendizado e uma visão maximizada das questões ambientais, por meio de uma ferramenta diferente e divertida”, explica a engenheira Ambiental do consórcio TPF/Synergia, Liana Rabelo.

A Primeira Mostra de Cinema Promaben – Cine Ambiental é uma iniciativa do Programa de Educação Ambiental e Sanitária – PEAS, do Projeto Social do Promaben, com realização do Consórcio TPF/Synergia. A primeira sessão do Cine Ambiental, promovida pelo PEAS, foi realizada no bairro da Condor, no mês passado.