Prefeitura inicia reforma do prédio histórico que irá abrigar nova sede do Promaben

Fotos: MARCOS BARBOSA-COMUS

A sede do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) em breve passará a funcionar num prédio público localizado em uma área tombada pelo Patrimônio Histórico, no bairro da Cidade Velha em Belém. O primeiro passo nesse sentido foi dado nesta quinta-feira, 16, com a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de reforma do imóvel.

O prédio está localizado na rua Padre Champagnat esquina com a rua Dr. Assis, no bairro da Cidade Velha, que já sediou a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e a Fundação Papa João XXIII, mas estava abandonado há mais de dez anos.

“Estamos vendo o início de uma importantíssima obra, aqui no prédio ao lado da Igreja da Sé, que depois de ter servido a Fumbel e a Funpapa, cumprindo as funções da Prefeitura de política cultural e de política aos que mais necessitam, sofreu incêndio em 2013 e foi abandonado pela gestão anterior. Agora, com muita honra, conseguimos recursos, a obra será iniciada e em breve entregaremos de volta à cidade o prédio onde funcionará o escritório do Programa de Saneamento da Estrada”, disse o prefeito Edmilson Rodrigues.

Recuperação – Com investimento de R$ 2 milhões, a obra prevê a recuperação das linhas e cores originais do prédio para manter as características do entorno histórico em que se encontra.

A área construída do prédio é de 620 metros quadrados, com dois pavimentos. Serão reformadas as paredes, pisos e a cobertura, e revitalizadas as fachadas da rua Padre Champagnat e da rua Dr. Assis.

No projeto há ainda a previsão de reforma completa de instalações elétricas, hidrossanitárias e instalação de proteção contra raios e incêndios. As licenças para o início da obra já foram liberadas, tanto a Licença Ambiental, emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, quanto a licença do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sob o nº. 01492.000268/2022-33.

“Hoje a gente faz história novamente no município de Belém com uma visão integrada tomando uma decisão que resolve vários problemas. O Promaben lá na Estrada Nova em local sem estrutura adequada para trabalho e a Cidade Velha com um prédio abandonado por gestões passadas, necessitando de atenção. Nos vemos na obrigação de analisar as possibilidades de investimentos onde nós gastaríamos, com aluguel, um valor até maior do que o valor necessário para a reforma do prédio”, explicou o titular do Promaben, Rodrigo Rodrigues.

Texto:

Joyce Assunção