Prefeitura encerra trabalho de campo do 2º trecho do cadastramento social

A Prefeitura de Belém encerrou nesta quinta-feira, 20/05, o trabalho de campo do segundo trecho de obras do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben, na avenida Bernardo Sayão.

As equipes do Projeto Social da Unidade Coordenadora do Promaben– UCP/Promaben e do consórcio da TPF/Synergia visitaram 265 casas no perímetro entre Fernando Guilhon e Quintino Bocaiúva. Ainda haverá um retorno ao campo nos dias 24 e 25/05 somente para checagem de pendências.

Uma das dificuldades que os cadastradores estão encontrando é o fato de terem sido arrancadas das fachadas de alguns imóveis as placas de selagem que identificam as famílias que deverão responder ao cadastramento social. Depois esses imóveis passarão pelo cadastramento físico para avaliação de preço. “Tenho certeza que a população não concorda com isso e vai colaborar a gente”, afirma Fátima Catunda, socióloga do consórcio TPF/Synergia.

O cadastramento social foi iniciado no dia 28/04 e está previsto para ser encerrado no dia 14 de julho.

CADASTRAMENTO FÍSICO – Os moradores da Bernardo Sayão estão ficando animados com o cadastramento físico que já está chegando no final do primeiro trecho na avenida Bernardo Sayão. A expectativa da maioria deles é serem indenizados e se mudar para uma casa nova ou ganhar um imóvel para morar melhor.

“A minha expectativa é a gente sair daqui e ir pra nossa casa”, afirma a autônoma Aline Ferreira Gomes, 36, que aguarda por uma oportunidade de morar melhor desde que se mudou para uma invasão, na passagem Monte Alegre, há 22 anos. A dona de casa Ivone Almeida Maciel, 35, com cinco filhos, diz que tem “muita esperança sim com o nosso governo agora, nosso prefeito. A gente vai fazer 20 anos aqui já. Eu espero que melhore em nome de Jesus”. O marido dela, o carroceiro Milton dos Santos, 42 anos diz que “me arranjando um lugarzinho pra botar o s meninos embaixo, eu saio na hora”.
A engenheira do consórcio TPF/Synergia, Flávia Mendes, que está à frente da equipe que está fazendo o cadastramento físico agradece a receptividade da população “que sempre nos recebe tão bem”.

Ela informa que a partir da semana que vem “estaremos entrando com quatro equipes para acelerar o levantamento físico dos imóveis”. A falta de energia elétrica em alguns imóveis e o período chuvoso tem prejudicado um pouco o andamento do trabalho.

O cadastro físico consiste na medição dos imóveis para elaboração das plantas baixas georreferenciadas com todas as informações técnicas dos terrenos e benfeitorias. Com essas informações são produzidos os laudos de avaliação dos imóveis com os valores devidamente atualizados segundo os preços de mercado vigentes.

Raimundo Sena
Jornalista DRT/PA 1277