O que você procura?

População conhece o projeto de reforma do antigo prédio da Fumbel

A Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), reuniu moradores da Cidade Velha numa Consulta Pública na noite desta quinta-feira, 29 de setembro, para explicar os projetos, prazos e financiamentos da reforma do antigo Prédio da Fumbel.

Abandonado há mais de dez anos e localizado em área tombada desde 1964, o prédio deverá se tornar a Nova Sede do Promaben. O processo de licitação já está em andamento e a previsão é que o espaço seja entregue no segundo semestre do ano que vem. “A reforma vai custar menos do que alugar um espaço por um período longo, de mais de um ano, e vai deixar um legado para a cidade. Ao fim do Programa, a prefeitura poderá utilizar o local como entender ser prioridade”, explica o Coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues.

Com previsão de investimentos de dois milhões de reais, a reforma vai recuperar as linhas e cores originais da edificação para que ele possa manter as características do entorno histórico em que se encontra. A área construída do prédio é 620 metros quadrados com dois pavimentos e serão reformadas paredes e pisos, receberão revitalização as fachadas, tanto da Rua Padre Champagnat e da Rua Dr. Assis, e a cobertura. No projeto há ainda previsão de reforma completa de instalações elétricas, hidrosanitárias e instalação de proteção contra raios e incêndios.     

Para os moradores da Cidade Velha, a revitalização do local é a realização de um desejo esperado há muito tempo. Ivan Costa, integrante da RCS2, uma rede de cooperação pela segurança e sustentabilidade do bairro, celebra a realização da consulta. “A reunião tratou não apenas da proposta de reforma de um prédio que precisa ser recuperado, mas principalmente o que mais nos chamou a atenção foi a importância e a relevância do Promaben como um projeto de transformação social. No momento em que o programa consegue o apoio do BID para deixar um legado para o município vai permitir uma integração entre os bairros vizinhos”, ressalta Ivan Costa. 

Todas as licenças para o início da obra já estão autorizadas, tanto a Licença Ambiental junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, quanto a licença junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, sob o Nº 01492.000268/2022-33.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Notícias relacionadas: