Oficina de Reaproveitamento de Óleo de Cozinha empolga moradores do Jurunas

A Oficina de Reaproveitamento de Óleo de Cozinha usado para a fabricação de sabão realizada pela Prefeitura de Belém na Escola Municipal Nestor Nonato, no bairro da Condor, na manhã desta sexta-feira, 27 de maio, foi considerada um sucesso pelos participantes e pela Subcoordenadoria Ambiental do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), responsável pela ação, com o apoio das secretarias municipais de Educação e de Saneamento e a parceria da Equatorial Energia.
Cerca de 70 litros de óleo de cozinha usado, arrecadados na feira do bairro do Jurunas e em postos de coleta voluntária montados no Promaben e na Escola Nestor Nonato, foram utilizados na oficina que teve a participação de 25 pessoas, incluindo pais e mães de alunos que moram nas proximidades das obras do Promaben.
Os estudantes tiveram uma participação “espetacular porque desde o ensino fundamental menor até o fundamental maior eles se envolveram”, segundo o diretor da Escola, professor Wagner Viana da Graça. Ele contou que eles envolveram também a família, doaram óleo e garrafas pet e incentivaram os pais a participar da oficina. “Apesar de ser pouco tempo, mas a gente viu uma transformação bem legal dos nossos alunos”, avaliou o diretor.
Para Alex Ruffeil, subcoordenador Ambiental do Promaben, a oficina “foi um sucesso. O Promaben continua atingindo seu objetivo que é trazer educação ambiental para essa comunidade que tanto precisa. Essa oficina se reflete no bairro do Jurunas como um todo, considerando que o bairro é bastante populoso e com geração de bastante resíduo sólido e óleo de cozinha”.
A oficina foi ministrada pela engenheira agrônoma Tahnity Haarad Moura. Segundo ela, muitos dos participantes vão replicar e repassar conhecimento que obtiveram na oficina para outras pessoas nas suas comunidades. “É menos resíduo sólido que está contaminando o meio ambiente, entupindo os esgotos e contaminando o solo. E esse óleo que antes era um problema está virando uma solução para as donas de casa e para pessoas que estão numa situação de vulnerabilidade social, melhorando a economia doméstica”, afirmou.
O objetivo da oficina foi a conscientização da população moradora do entorno das obras do Promaben para o descarte correto do óleo de cozinha usado e a sua reutilização. Ao invés de contaminar os rios já que um litro de o óleo usado descartado irregularmente pode contaminar 25 mil litros de água e só 5% é reciclado, o óleo pode ser reaproveitado e virar uma fonte de renda para a população.
“Eu aprendi muita coisa, principalmente que eu não vou mais jogar fora o óleo de cozinha que eu jogava e entupiu várias vezes a caixa de gordura, agora vou transformar em sabão”, disse empolgada a dona de casa Ana Lúcia de Sousa Costa.
Raimunda Araújo, autônoma, vendedora de salgadinhos, disse que “é muito gratificante pra gente porque as coisas estão caras. Eu trabalho com salgado e chega um certo tempo que não dá mais pra usar o óleo e aí a gente joga fora. Agora eu vou aproveitar fazendo sabão”.
Os cerca de 40 quilos de sabão produzidos na oficina serão distribuídos aos moradores do entorno das obras do Promaben.