Oficina capacita técnicos do Promaben para ações do PER

Durante três dias, técnicos das subcoordenadorias Social, Ambiental, de Engenharia, Jurídica e Administrativa do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), da Prefeitura de Belém, participaram de uma oficina para a implantação do Plano Específico de Reassentamento (PER).

A subcoordenadora social, Regina Penna, aponta que o treinamento faz parte do processo de execução do Plano Específico de Reassentamento. “O treinamento é mais uma etapa na capacitação da equipe social e do Programa para que possa haver uma preparação e um alinhamento do processo de informação e de comunicação. Após essa preparação haverá uma chamada da população, onde os técnicos estarão conversando com os moradores em grupo para discutir e tirar as dúvidas sobre o Plano Específico de Reassentamento”, explica Regina Penna.

A oficina também prepara os técnicos de forma conjunta para lidar com as famílias que precisarão ser remanejadas.A Assistente Social, Najara Mayla Amaro, aponta que o alinhamento de todos os setores garante uma assistência completa aos moradores. “Nesse processo de desapropriação, além do atendimento social, a família passa por uma avaliação do seu imóvel que é a engenharia, que é a responsável, ela passa pela instrumentalização dos processos, que é realizado pelo jurídico, e também a fiscalização dos contratos e dos processos. Por isso é importante que toda a equipe esteja alinhada para que a população não sofra com informações desencontradas”, ressalta Assistente Social.

A preparação começou na quarta-feira, dia 01 de junho e fói encerrada nesta sexta-feira, dia 03, no horário de 13h30 às 17h30, no Auditório do Anexo III da UCP/Promaben.