Objetivo do PROMABEN vai além de levar saneamento para a Bacia da Estrada Nova

Cidade Velha, Jurunas, Condor, Cremação, Guamá e São Brás. Esses são os bairros que, inicialmente, serão beneficiados com o Programa de Saneamento Básico da Bacia da Estrada Nova, o Promaben. A missão do Programa vai além de levar saneamento para a área da Estrada Nova. A Prefeitura de Belém estima que as obras beneficiarão cerca de 300 mil habitantes.

“Não é um plano de saneamento simplesmente, mas é de urbanização no sentido global, arborização, implantação de vias modernas, de ciclovias, áreas de lazer e tratamento de esgoto, além de moradia para as pessoas que eventualmente tenham que ser remanejadas por necessidade da obra”, explica o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

A bacia da Estrada Nova é dividida em 4 sub bacias: Sub-bacia 1, que abrange os bairros da Cidade Velha e Jurunas; a sub bacia 2, que fica entre Jurunas, Condor e Cremação; a sub bacia 3, que abrange a Cremação, Guamá e São Brás; e sub bacia 4, que também compreende o bairro do Guamá. Hoje, a Prefeitura tem uma série de ações e obras específicas na sub bacia 1 que vai auxiliar na resolução dos constantes alagamentos e da falta de saneamento nas áreas.

“Na sub bacia 1 a gente tem o canal de descarga da Caripunas Beira-Mar, são obras de macrodrenagem, drenagem e infraestrutura. Então, a gente tem obras na Bernardo Sayão com a Caripunas e na Bernardo Sayão com a Timbiras”, pontuou o coordenador do Promaben, Rodrigo Rodrigues.

Zona crítica – Ele conta que a obra na sub bacia 1 é 100% financiada pelo FINISA, da Caixa Econômica, e explica ainda que aguarda a retomada das obras na sub bacia 2, que foi paralisada na gestão anterior porque a empresa responsável pela execução da obra cometeu uma infração ambiental. “Estamos trabalhando diariamente para solucionar os problemas de saneamento na zona mais crítica da cidade, isso significa que o município vai estar fortalecido para resolver os problemas de saneamento em todas as outras áreas de atuação, por meio do fortalecimento das demais secretarias envolvidas”, complementou.

Maior da Amazônia – O prefeito de Belém adiantou que, em poucos dias, a PMB iniciará a licitação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que será a maior estação de tratamento de esgoto da Amazônia. “Ela vai tratar os esgotos da Cidade Velha, Jurunas, Condor, Cremação e Guamá, que são os bairros relacionados à bacia da Estrada Nova, de modo que será uma grande obra de engenharia sanitária. Ao mesmo tempo, já segue a obra da macrodrenagem daquele canal principal e do canal onde vão desembocar as águas da bacia.”

Além disso, a gestão municipal também prevê o lançamento de um edital para licitação da construção de mais de 200 casas populares e 80 unidades comerciais – para as famílias e comerciantes que foram afetados pelas obras -, e a retomada das atividades de dragagem nos canais da Quintino, Dr. Moraes, Generalíssimo e da 14, que compõem o plano de obras.

Texto:
Juliana Brito