Moradores do Jurunas se mobilizam para acompanhar obras do Promaben

A redução dos alagamentos, dos casos de dengue e de outras doenças tropicais negligenciadas e as de origem hídrica, mais mobilidade e melhor qualidade de vida são resultados positivos imediatos que serão proporcionados aos moradores do Miolo do Jurunas pelas obras de saneamento e urbanização que a Prefeitura vai realizar naquela área por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).

Na noite desta terça-feira, dia 22 de novembro, moradores do Miolo do Jurunas se reuniram no auditório do Anexo III do Promaben para discutir sobre as essas obras e ações que incluem micro e macrodrenagem, sistema de esgotamento sanitário composto por estações elevatórias e Estação de Tratamento de Esgoto e pavimentação de ruas.

Os projetos das obras e ações previstas foram apresentados por técnicos do Promaben aos moradores que estão se mobilizando para a formação das Comissões de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis) para o acompanhamento das obras. Será formada uma Cofis para cada obra prevista para a área.

“Nós vamos agora tratar o esgoto. No passado, o Governo do Povo, com o prefeito Edmilson Rodrigues, nós aterramos o bairro, pavimentamos, fizemos uma drenagem pluvial. Agora nós vamos fazer o saneamento que é tratar o esgoto. O Jurunas vai ser o primeiro bairro da periferia de Belém 100% saneado”, afirmou o assessor de Relações com a Comunidade do Promaben, Benedito Costa.

Ele destacou ainda a importância das  Cofis. “Para o prefeito Edmilson Rodrigues nós temos que radicalizar o controle social e é isso que a gente está fazendo”.

Roberto Bega, morador do Miolo do Jurunas, considerou a reunião “bem proveitosa porque os moradores estão preocupados realmente com o bem da comunidade. Agora temos que tirar essa Cofis pra nós podermos fiscalizar essas obras que vão ser feitas no Miolo do Jurunas porque tem vilas, tem vielas, tem alamedas, tem ruas, mas espero que tudo dê certo”.