Moradores do Jurunas, Condor e Cremação aprendem a fazer pufes de garrafas PET

Numa ação educativa que tem por objetivo promover a preservação ambiental e ao mesmo tempo possibilitar uma fonte alternativa de renda aos moradores da área de intervenção das obras do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), a Prefeitura de Belém realizará nesta terça-feira, dia 31 de maio, uma oficina de artesanato para confecção de bancos de garrafas PET, no bairro da Cremação. A oficina será realizada no Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – Cedenpa, na Rua dos Timbiras, na Passagem Paulo VI, nº 244, no horário das 8h às 12h.
A oficina será aberta pelo subcoordenador Ambiental do Promaben, Alex Ruffeil Cristino, e pela subcoordenadora Social, Regina Penna. A ação tem o apoio das secretarias municipais de Saneamento e de Educação e a parceria da Equatorial Energia.
“Com esta ação a prefeitura vislumbra não só obras civis, mas também a educação ambiental para subsidiar uma Belém mais sustentável, uma Belém sem problemas de Saneamento”, afirma Alex Ruffeil Cristino, subcoordenador Ambiental do Promaben.
Se não forem acompanhadas da educação ambiental, as obras civis podem virar grandes elefantes brancos e perderem a sua função por causa do descarte irregular de resíduos, principalmente de garrafas PET que são muito utilizadas pela população. “Essas garrafas jogadas na rua vão acabar no canal e no ponto de desagua do canal elas ficam aprisionadas fazendo com que o canal não escoe, não exerça a sua função e com isso retornam os alagamentos e as doenças veiculadas pelos recursos hídricos”, explica Alex Ruffeil.
Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nestor Nonato de Lima contribuíram com a oficina na ação da coleta de material. Postos de coleta de material reciclável foram montados com o apoio da Equatorial Energia na escola e no Promaben, ambos localizados no bairro da Condor, entre os dias 17 e 25 de maio. Também foram feitas coletas na feira do Jurunas, nos dias 24 e 26 de maio.
A oficina será ministrada pela Mestra em Educação, Rita de Cássia Reis Rosa Figueredo, professora da Faculdade Ipiranga. Foram garantidas 20 vagas para moradores dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação que terão aulas teórica e prática. Eles receberão material didático e todo o material necessário para a fabricação dos pufes.