O que você procura?

Membros da Cofis do Jurunas se preparam para fiscalizar obras do Promaben


Esclarecer os direitos e deveres dos integrantes das Comissões de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis) e garantir a participação da comunidade durante a execução das obras realizadas pela Prefeitura de Belém na área de intervenção do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben (bairros do Jurunas, Condor e Cremação). Este foi o objetivo da Oficina de Formação para integrantes da Cofis do bairro do Jurunas, realizada na noite desta quarta-feira, 03, no Auditório do Anexo III do Promaben.
Depois de um primeiro momento, no dia 7 de julho, quando os conselheiros das Cofis dos três bairros realizaram uma análise da conjuntura sobre os espaços de participação em Belém, eles discutem agora sobre o controle social nas políticas públicas e no Promaben e sobre o papel do conselheiro e da Cofis.
“O nosso objetivo é buscar a percepção deles a respeito do seu papel na Cofis como interlocutores do Promaben em relação às obras e serviços, identificando possíveis posturas que não sejam coerentes à sua função ou que não estejam sendo desenvolvidas por eles”, explica a assistente social, Fátima Catunda, facilitadora da oficina.
A equipe da Subcoordenadoria de Engenharia do Promaben deu esclarecimentos sobre as obras que a Cofis do Jurunas vai fiscalizar que incluem a primeira fase da duplicação da Avenida Bernardo Sayão, entre Rua dos Mundurucus e Avenida Fernando Guilhon e a segunda fase, entre Fernando Guilhon e Travessa Quintino Bocaiúva, além de ações de saneamento na área do Miolo do Jurunas.
“Nós tiramos dúvidas e demos esclarecimentos de forma sucinta para que eles se sintam mais seguros para explicar para a comunidade sobre essas obras”, afirmou o subcoordenador de Engenharia, Arthur Amaral.
Para a subcoordenadora Social do Promaben, Regina Penna, esta é uma oportunidade para os conselheiros conhecerem “mais de perto as obras, dialogar com os engenheiros e com os assistentes sociais sobre todo o processo de implementação das ações do Promaben”.
Ainda segundo Regina Penna, “os conselheiros tiveram a oportunidade de entender o seu papel na questão do controle social e também conhecer mais de perto, tecnicamente, o que são as obras, dialogar com a comunidade e preparar esses conselheiros para que eles possam ser multiplicadores nas suas comunidades porque isso vai ajudar a implementação do Programa”.
Por meio de dinâmica de grupo, os conselheiros também puderam conhecer o mapa geral das obras que pertencem ao Promaben, de como o território está vinculado às suas atribuições e a importância do diálogo com as equipes técnicas que estão no desenvolvimento do Programa.
Os conselheiros ficaram satisfeitos. O pedagogo Júlio Cardoso elogiou a iniciativa. “Eu achei excelente porque esclareceu tudo aquilo que a gente estava em dúvida. Então agora nós estamos preparados pra passar essas informações pra população em torno do projeto. Eu estou muito satisfeito de ter vindo na reunião e virei nas próximas reuniões pra ter mais informações sobre o projeto”, afirmou.
Serão realizadas mais duas oficinas no Auditório do Promaben, no período da noite, nos dias 10 de agosto, para os conselheiros da Cofis da Condor, e no dia 17 de agosto, para os conselheiros da Cofis da Cremação.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Notícias relacionadas: