Jurunas, Cremação e Condor terão novas Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Belém vai construir três novas Unidades Básicas de Saúde, localizadas nos bairros do Jurunas, Condor e Cremação, além de um moderno laboratório que servirá a toda a cidade. Está prevista para ainda este semestre a licitação desses novos equipamentos de Saúde que foram colocados no orçamento de 2022 por meio de votação dos conselheiros da Cidade no Tá Selado, o fórum permanente de participação popular da Prefeitura e no Congresso da Cidade. As obras serão executadas pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben.

Nesta sexta-feira, 4 de março, o secretário Municipal de Saúde, Maurício Bezerra, e a coordenadora Geral do Promaben em exercício, Victória Veras, reuniram-se para discutir com as equipes de Engenharia dos dois órgãos, os detalhes dos projetos.

“A gente pôde alinhar, verificar os projetos junto com as equipes da Engenharia, tanto da Sesma quanto aqui do Promaben pra que a gente possa conseguir ter todas as informações necessárias para disparar essas licitações que vão resultar na construção dessas Unidades Básicas de Saúde, com os equipamentos, mobiliário, medicamentos. Esse orçamento está previsto na nossa LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2022. Vamos fazer todo esse mecanismo de licitações de obras e execução aqui pelo Promaben”, afirmou Victória Veras, coordenadora Geral do Promaben em exercício.

O secretário Municipal de Saúde de Belém, Maurício Bezerra, adiantou que “nós temos a previsão de construir e ampliar unidades na Condor, na Cremação e no Jurunas. E criar um novo serviço que é um laboratório altamente tecnológico que vai nos ajudar muito em toda a rede municipal de saúde também, previsto pra ser no bairro da Cremação, mas ele vai atender toda a cidade”.

Tá Selado

Os conselheiros definiram os eixos de saúde e educação nas demandas do Tá Selado para os bairros do Jurunas, Condor e Cremação que ficam na área de influência das obras do Promaben.

“Nós conseguimos fechar agora com a Sesma nos três bairros o que será feito. Os projetos já estão prontos. Eu creio que está bem avançado, nós vamos conseguir ainda neste semestre fazer a licitação já dos três equipamentos”, afirmou Benedito Costa, coordenador do Tá Selado e assessor de Relações Comunitárias do Promaben.

Essas demandas vão continuar. Os conselheiros estão trabalhando agora com as demandas que foram aprovadas pelo Tá Selado no Orçamento de 2021 com execução este ano. A partir do final deste mês, o Tá Selado vai começar as discussões e debates de demandas para o orçamento de 2023.