O que você procura?

FOSPA EM BELÉM Prefeitura expõe projetos voltados às questões climáticas e de proteção dos povos da floresta

Falta apenas um dia para o início do X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa) e a Prefeitura de Belém participa do evento com a exposição de diversos projetos e ações envolvendo dez órgãos, voltados às questões climáticas e de proteção dos povos da floresta, no prédio do Mirante da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Guamá.

O X Fospa acontece de 28 a 31 de julho e traz como temas a crise climática, a defesa da floresta, a grilagem de terra e a destruição da sociobiodiversidade e outros.

O evento conta também com o apoio do governo municipal e reúne de quinta-feira a domingo, 28 a 31, na capital paraense, mais de nove países que compõem a Pan-Amazônia, para discutir e debater a respeito da região.

O Fospa é considerado um momento de luta e organização dos povos e movimentos sociais da Pan-Amazônia (Brasil, Venezuela, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa e Suriname).

“Pretendemos que os nove países da Amazônia internacional estejam representados. Os amazônidas têm o direito de falar sobre o seu futuro, mas queremos muito a solidariedade também de quem não é da região”, afirma o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

O membro do Comitê Organizador do Fospa, Luiz Arnaldo Campos, destaca que Belém está se preparando para receber o Fórum. “A cidade é extremamente solidária aos povos que habitam a Amazônia, por isso vamos receber, de braços abertos, o Fórum”.

Exposições – No Fospa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) expõe sobre os projetos Mais Árvores; Formação de Agentes Ambientais; Educação Ambiental de Povos Indígenas e Tradicionais de Matriz Africana; Educação Ambiental e Risco Aviário Feira de troca de Sementes e Mudas de Uso Tradicional; Elaboração do Programa Educação Ambiental e Arborização Urbana de Belém; “Sementes do Amanhã”: Belém Mais Verde; Identidade do Paisagismo de Belém; Implementação de áreas protegidas de Belém; e o Plano de Arborização de Belém.

O Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) apresenta os projetos do canal de descarga da rua dos Caripunas; conjunto habitacional; trabalho social com famílias da área do Promaben; e oficinas ambientais.

Já a Secretaria Municipal de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep) marca sua participação por meio do programa Tá Selado, com salas tendo como tema o Direito à Cidade na Amazônia: Cidades Verdes para todos – A Justiça Climática e a Cidade Amazônica; Direito à Cidade e Governança Popular; e Mecanismos de Participação Cidadã e Justiça Social.

Para o X Fospa, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) proporciona debates no Fórum de Sociedade e Saúde: Educação Popular como Política de Saúde; Casa disparador: Experiência Exitosa: EdPopSUS DAMOS e o desenvolvimento da EdPopSUS em Belém.

Além de roda de conversa: Cadastra Belém e a Expansão da Atenção Primária em Saúde em Belém; Universidade, Saúde e Sociedade, com o Caso disparador: Experiências Extensionistas com População em Situação de Rua e Refugiados; lançamento do Fórum Popular de Saúde; e Ato de Saída da Feira: Cortejo com Batalhão dos Maravilhosos e Palhaços Tri-pulantes.

E também os projetos Experiências das Redes de Saúde em Belém; Blitz PICS: Práticas Interativas e Complementares em Saúde; Farmácia Nativa; e Educação em Saúde.

Na área da educação, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) oferece Leituras e Literaturas Decoloniais na RME: Debates sobre gênero, raça e classe; em atividades autogestionadas, o Alfabetiza Belém e a Coordenação Escolar dos Indígenas, Imigrantes e Refugiados (Ceiir). No estande, a Semec apresenta projetos das escolas no espaço e oito Unidades Educativas para o alojamento das delegações participam do X Fospa.

A Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae) exibe o projeto Horta nas Escolas.

Coordenadorias – Ainda no evento, a Coordenadoria Antirracista (Coant) leva para o Fórum oficinas de grafismo indígena; de tranças, turbantes e performance negra; feira de trocas de sementes e mudas tradicionais da Amazônia; e símbolos de expressividades das religiões de matrizes africanas.

Já a Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS) divulga no evento projetos e atividades da Coordenadoria: CDS nos Bairros; CDS nas ilhas; projeto Atotô Salubá – Saúde nos Terreiros; Casamento Comunitário LGBTI+; Olhar Noturno; Cesta Nutrir; Campanha de Dignidade Menstrual; cursos profissionalizantes; palestras de capacitação em Unidades de Saúde; e Feira de Empreendedores LGBTI+.

A Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) apresenta no Fospa o “É DAS MANAS – Programa Municipal de Atenção Integral à Mulher”; S.O.S MANAS; COMBEL nos Bairros; Campanha pela Dignidade Menstrual; Julho das Pretas; e Rock das Manas.

A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) apresenta o Programa Municipal de Renda Cidadã Bora Belém, por meio de folders explicativos, equipe técnica presente para maiores explicações e vídeos com depoimentos de contemplados.

O Banco do Povo leva para o seu estande informações das atribuições do Banco: crédito solidário e capacitação; e venda de comidas típicas, lanches, doces, geleias e compotas, com beneficiárias dos projetos Donas de Si e do Crédito Solidário.

Realização – A programação do Fospa será realizada no Campus UFPA, no bairro Guamá. O Instituto de Ciências Exatas e Naturais; o auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes; o Instituto de Ciências Biológicas, e outras áreas da UFPA receberão os eventos.

Temáticas – Fórum será organizado em sete temáticas: Casas de Saberes e Sentires; Grandes Eventos; Atividades Autogestionadas; Plenárias; Atividades Culturais; Tendas; e Atividades Coligadas.

Abertura – O primeiro ato é de comunhão, com a tradicional marcha dos movimentos de mulheres, quilombolas, ribeirinhos, povos originários, entre outros. A concentração inicia às 15h, de quinta, 28, na Escadinha da Estação das Docas, com saída prevista para 16h.

O cortejo vai seguir pelas avenidas Presidente Vargas e Assis de Vasconcelos, até a Praça Maestro Waldemar Henrique, onde lideranças organizadoras do X Fospa e autoridades anfitriãs, como o prefeito Edmilson Rodrigues e o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, vão se pronunciar.

A programação completa do Fospa pode ser acessada no site do Fórum.

Texto:
Cleide Magalhães

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Notícias relacionadas: