Consulta pública do Plano de Reassentamento do Promaben reúne centenas de pessoas

O evento presencial da Consulta Pública sobre o Plano Específico de Reassentamento do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) reuniu centenas de moradores e comerciantes que serão remanejados das áreas de obras. A reunião foi realizada no estacionamento do Promaben, na noite desta terça-feira, 17 de maio, com a presença do secretário de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão, Cláudio Puty, do seu adjunto, Edilson Rodrigues, do coordenador do Tá Selado, Hélio Oliveira, e da secretária Geral da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Andréa Ewerton.

A coordenadora Adjunta do Promaben, Victória Veras, abriu a consulta pública que foi transmitida pelo YouTube da Prefeitura de Belém e teve como objetivo esclarecer os moradores e comerciantes que serão remanejados das áreas afetadas pelas obras do Promaben, nos bairros da Condor, Jurunas e Cremação, sobre os critérios e procedimentos necessários para o reassentamento deles.

O coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues, afirmou que o déficit habitacional é “o maior problema do Promaben”, herdado pela Prefeitura da nossa gente.  65 famílias desalojadas por administrações anteriores recebem auxílio moradia há 16 anos. Para solucionar de vez o problema, a Prefeitura já iniciou a construção de um Conjunto Habitacional e Comercial com 224 unidades habitacionais e 44 boxes comerciais na Travessa Quintino Bocaiúva, no bairro da Condor.

O PER apresenta 21 soluções diferentes para cada caso das famílias cadastradas. “A gente não está falando só de desapropriação e indenização ou remanejamento para uma unidade habitacional. Cada caso é um caso e a gente quer tratar de forma especial cada uma dessas famílias e garantir que esse desfecho seja digno, seja de qualidade”, afirmou Rodrigo Rodrigues.

“Foi muito bom mesmo, gostei porque nós estamos numa área muito alagada. Então eu acho que agora vai resolver mesmo, porque não é de hoje, entra prefeito sai prefeito e nada resolve. Mas agora eu estou com esperança. Antes de morrer eu quero ver essa obra”, afirmou. Vanir Reis Mendes, 78, pensionista, moradora da Ilha Bela que vai ser reassentada.

O autônomo Abimael Silva Santos, 31, morador do Jurunas, que será remanejado de cima do canal da Quintino, também gostou. “Eles explicaram tudo direitinho só espero que agora esse plano saia do papel”, afirmou. A consulta pública pela internet foi iniciada no dia 10 de maio por meio do site perpromaben.belem.pa.gov.br e foi encerrada às 23h59 desta terça-feira.