O que você procura?

Cine Ambiental Incentiva Reciclagem na Passagem Limoeiro

Os moradores da Passagem Limoeiro, no bairro do Jurunas ficaram empolgados com a ideia de poderem separar o resíduo sólido para reciclagem do lixo que produzem, depois de assistirem ao documentário “Lixo Extraordinário”, exibido no Centro Comunitário, na noite desta quinta-feira, 08 de julho. A promoção foi da Prefeitura de Belém.

A programação faz parte da Primeira Mostra de Cinema do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben, uma iniciativa do Programa de Educação Ambiental e Sanitária – PEAS que está sendo realizada pelo Consórcio TPF/Synergia. O subcoordenador ambiental do Promaben, Alex Ruffeil abriu a programação destacando não somente “a importância das obras, mas também da preservação do meio ambiente depois da conclusão delas”.

O premiado documentário, dirigido pela inglesa, Lucy Walker, em parceria com os brasileiros João Jardim e Karen Harley retrata o trabalho do artista plástico Vik Muniz, que transformou lixo em obras de arte, no Jardim Gramacho, um dos maiores aterros sanitários do mundo, na época, na periferia de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

“Temos que Reutilizar, reciclar, repensar o que a gente está fazendo conosco e com o nosso lixo. Porque isso vai atingir todos nós”, alerta a assistente social Josilene Pacheco de Castro, moradora do bairro. Também assistente social, Sonia Moura destacou a importância de “momentos como esse com a comunidade que é um momento de educação, de sensibilização em relação a essa temática de resíduos sólidos, o lixo que não é lixo que é reciclável e que isso aí pode gerar renda para as pessoas”.

“O Promaben está de parabéns por ter trazido essas informações. Se tiver órgãos que venham buscar com certeza o nosso morador trabalha na separação desse lixo”, afirmou a presidente do Centro Comunitário, Edina do Socorro.
A primeira sessão do Cine Ambiental, promovida pelo PEAS, foi realizada no bairro da Condor, no mês passado.

Raimundo Sena
Jornalista DRT 1277
Ascom Promaben

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Notícias relacionadas: