Campanha arrecada mais de 60 litros de óleo de cozinha usado

A campanha de conscientização e coleta de óleo de cozinha usado realizada pela Prefeitura de Belém junto aos moradores dos bairros da Condor e Jurunas foi encerrada nesta quinta-feira (26) com a arrecadação de mais de 60 litros de óleo.

O produto será usado na Oficina de Reaproveitamento de Óleo de Cozinha para a fabricação de sabão que será realizada na manhã desta sexta-feira (27), na Escola Nestor Nonato, no bairro da Condor, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) com o apoio das secretarias municipais de Educação e de Saneamento e a parceria da Equatorial Energia.

“A ideia é fazer com que a população tenha consciência que um litro de óleo de cozinha descartado inadequadamente numa pia vai parar na drenagem, vai parar no rio e ele pode contaminar 25 mil litros de água. Isso é assustador porque a gente sabe da preciosidade que é a água no meio ambiente para a nossa vida”, afirma o coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues.

Segundo ele, não adiante simplesmente falar que não pode, é preciso capacitar a comunidade para saber descartar corretamente e reutilizar esse material. “Não adiante somente ter grandes obras de saneamento. A obra é muito importante, mas se a gente continuar fazendo descartes irregulares, o canal vai continuar cheio de lixo, as ruas vão continuar alagando e a gente não vai alcançar o nosso objetivo que é fazer uma cidade melhor”.

O público alvo da oficina são os moradores do entorno das obras do Promaben que apoiam a iniciativa da Prefeitura. “Eu estou achando uma ótima ideia porque em vez da gente jogar no esgoto pra entupir os bueiros a gente está fazendo uma boa ação, ajudando a despoluir”, diz Marlete Medeiros que trabalha com venda de alimentos há 24 anos na feira do Jurunas. “É muito bom, no final a gente está ajudando a renda de alguém e está despoluindo o meio ambiente”, complementa a vendedora de lanche há mais de 22 anos na mesma feira, Cleia Valadares. Todo o sabão produzido na oficina será distribuído para os moradores.