BID e Ministério da Economia reconhecem os avanços do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova

Em reunião realizada nesta terça-feira, 18, entre Prefeitura de Belém, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Ministério da Economia, para avaliar o andamento das obras do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), a gestão municipal foi novamente elogiada pela atuação nas obras e no comprometimento com o cronograma de serviços e prazos.

Metas – O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da reunião que foi realizada de forma on-line. A revisão de carteira feita pelo BID, fiador do Promaben, serve para avaliar e monitorar metas estabelecidas para o cumprimento do programa de saneamento. A atual gestão recebeu o Promabem, em janeiro de 2021, com apenas 3% do comprometimento, que é a lista de obras e serviços que devem ser contratados e feitos, e com o trabalho feito em cerca de 20 meses, a Prefeitura de Belém já atingiu 46% da meta.

“Agradeço a confiança do BID e do Ministério da Economia. Nós herdamos um programa com menos de 4% do cronograma desenvolvido. Hoje, com um ano e nove meses, nós podemos dizer que alcançamos 46% do cronograma. É honroso receber os elogios e o reconhecimento que Belém tem todas as condições técnicas, financeiras, intelectuais e administrativas para tornar um sucesso o Promabem II”,declarou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Aval – Durante a revisão de carteira, o coordenador do Promabem, Rodrigo Rodrigues, fez a apresentação para os representantes do BID e do Ministério da Economia. O gestor apresentou as metas financeiras atingidas, as obras cumpridas e as licitações abertas, como a da duplicação da avenida Bernardo Sayão, do trecho da rua dos Mundurucus até à rua Fernando Guilhon, onde o projeto já está pronto e orçamento também, e o edital em fase de elaboração.

“Hoje saímos com uma avaliação positiva, elogiados pelo ministério e pelo BID, o que nos dá uma aval maior para seguir adiante, cumprindo metas, estabelecendo itens do programa e benefícios para a população de Belém”, avaliou Rodrigo Rodrigues.

Cumprimento e avanço

Após a apresentação, a Prefeitura de Belém foi elogiada pelas metas cumpridas dentro do que foi estabelecido pelo BID. Tiago Pena, um dos representantes do banco, que esteve em Belém no mês de setembro deste ano para avaliar o avanço do programa presencialmente, elogiou os avanços feitos pela prefeitura. A chefe de operações do BID no Brasil, Paola Arrunategui, ressaltou que a expectativa é que o programa se desenvolva cada vez mais. “Estamos vendo os avanços que vocês estão tendo nos últimos meses. A nossa expectativa é que se desenvolva cada vez mais”, finalizou.

Texto:

Victor Miranda