Prefeitura destina R$ 3,6 milhões para obras nos bairros da Cremação, Condor e Jurunas

A Prefeitura de Belém destinou R$ 3.640.000,00 para obras prioritárias nos bairros do Jurunas, Condor e Cremação nas áreas de saúde e educação. Os recursos foram garantidos no orçamento deste ano por meio de votações em audiências públicas do Tá Selado nesses bairros do Distrito Administrativo do Guamá (Dagua) e na Conferência da Cidade, no ano passado. Os recursos serão liberados por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben). Nesta quarta-feira, 23 de fevereiro, representantes do Tá Selado e do Promaben reuniram-se para discutir o assunto.

A reunião teve o objetivo de sintonizar as ações conjuntas do Tá Selado (o fórum permanente de participação popular da Prefeitura) com o Promaben, com a Segep (Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão) e  com o Gabinete do Prefeito, “no sentido de executar ações afirmativas na área da saúde e da educação, especificamente, que são áreas importantes pra poder dar à população desses bairros condições de melhoria de qualidade de vida através de equipamentos públicos para garantir creches às mães e crianças e equipamentos na área da saúde e educação para a sociedade em geral”, afirmou Hélio Oliveira, coordenador do Tá Selado.

Especificamente, os recursos serão usados para a construção e reforma de creches, reforma de escolas e de unidades básicas de saúde, para melhorar o atendimento à população desses bairros que ficam localizados na área de influência das obras de saneamento e urbanização do Promaben, explica o coordenador Geral do Programa, Rodrigo Rodrigues.

“O Tá Selado tem no Promaben um polo de debate de ações comunitárias pra que a gente possa atender bem essas demandas levantadas e trabalhar cada vez mais com a participação popular. O Promaben está aqui para dar todo apoio, todo auxílio ao atendimento dessas demandas. O Programa é muito amplo e trabalha diretamente com obras de saneamento, mas isso não nos impede de também trabalhar em prol da execução dessas próximas ações”, afirma Rodrigo Rodrigues.